Cresce procura por tratamento estético bucal

Cresce procura por tratamento estético bucal

Atualizado: Quinta-feira, 3 Abril de 2008 as 12

Dentes saudáveis, alinhados, brancos e sem falhas ou espaços são características imprescindíveis para a conquista de um sorriso perfeito. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Odontologia, a busca por um sorriso bonito cresceu 30% nos últimos dois anos. Avanços tecnológicos, novos estudos, equipamentos e técnicas revolucionárias em implantodontia têm possibilitado tratamentos variados, rápidos e pouco invasivos.

Sem alterar as características de cada pessoa, o especialista consegue, atualmente, através da microcirurgia plástica, proporcionar novas perspectivas para a estética bucal. Os processos são menos dolorosos e destinados à correção de defeitos na morfologia, como a posição ou quantidade de gengiva que circunda o dente e, também, em relação ao tecido ósseo. "Percebemos que os pacientes querem, além de saúde bucal, alcançar também um sorriso bonito. É nítida a mudança na qualidade de vida das pessoas quando conseguem adquirir uma boca perfeita. Ficam mais risonhas e estimuladas a viver com prazer", afirma o presidente do Simpósio Internacional de Pério-Implantes, Dr. José Bernardes das Neves. Ainda segundo o mestre e doutor em implantodontia, cerca de 90% de seus pacientes passam por tratamentos estéticos.

Atualmente há registros de 95% de respostas positivas nos casos de implantes dentários. Os novos procedimentos permitem diferentes soluções para um dos maiores transtornos do brasileiro: a ausência de dentes. Na implantodontia, Bernardes das Neves destaca o "coping branco", prótese européia, resistente, com aparência de dente natural, de pequeno desgaste e resultados totalmente previsíveis. O especialista ressalta que a grande revolução na implantodontia é a reabilitação oral em pacientes desdentados através da técnica de implantes sem enxerto ósseo. A substituição da dentadura por uma prótese fixa tem ações mais simples, rápidas e os resultados são excelentes.

Já o tratamento ortodôntico é mais procurado por crianças e adolescentes, essa técnica possibilita o restabelecimento através de aparelhos fixos ou móveis. O resultado não é apenas de objetivo estético, mas também de funções mastigatórias e fonéticas adequadas. A principal procura por tratamento ortodôntico é causada por dentes sobrepostos, com espaços ou inclinados para frente. Os pacientes têm a opção de aparelhos metálicos e de cerâmica, sendo esse último mais discreto, pois as peças se confundem com a coloração dos dentes.

Para manter a beleza bucal alcançada com os vários tratamentos disponibilizados no mercado odontológico, a indicação é cultivar boa higienização, não fumar, consultar periodicamente o dentista, fazer manutenção com freqüência e ter uma alimentação saudável, rica em fibras, cálcio e muita água.

Postado por: Claudia Moraes

veja também