MENU

Saúde

Criança também sofre com enxaquecas

Criança também sofre com enxaquecas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

As dores de cabeça crônicas não são uma exclusividade dos adultos. As crianças também podem sofrer deste incômodo. É isso que confirma estudo realizado pelo Taipei Veterans General Hospital e Kaohsiung Medical University Chun-No Memorial Hospital, em Taiwan, na China.

Segundo pesquisas feitas com 103 crianças entre 12 e 14 anos, dores de cabeça comuns diminuem consideravelmente com o passar dos anos. No entanto, enquanto somente 12% das crianças avaliadas ainda apresentavam sintomas de dor de cabeça crônica, 77% delas apresentavam enxaqueca.

Segundo Marco Antônio Arruda, neurologista responsável pela pesquisa, a enxaqueca é uma doença hereditária e as alterações genéticas provocam reações químicas no cérebro, que trazem crises de dor de cabeça. "Os pais deve suspeitar se a dor acontece sem nenhum motivo aparente, como uma virose ou gripe, e se costumam se repetir na semana seguinte ou no próximo mês", explica o especialista.

Crises de enxaqueca deixam a criança sem motivação para brincar. Ela fica extremamente sensível à luz e ao barulho, tem náuseas e pode até vomitar. Assim que os sintomas forem identificados, a busca por um especialista é indispensável. "Toda criança com dor de cabeça frequente precisa ser encaminhada ao especialista, para identificar a causa. Os pais normalmente levam a criança ao oftalmologista primeiro, mas a dor por motivo ocular fica em torno de 1% das crianças", explica o neurologista.

Podem ser utilizados medicamentos ou não para o tratamento da enxaqueca. "Quando for identificada a causa da enxaqueca, o melhor tratamento será indicado", explica o especialista. Há a possibilidade também de prevenir as crises, evitando alimentos que possam desencadeá-la, como o chocolate e o catchup, e também evitar excesso de luminosidade.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições