Crianças também sentem pressão pelo corpo perfeito, indica estudo

Crianças também sentem pressão pelo corpo perfeito, indica estudo

Atualizado: Sexta-feira, 28 Agosto de 2009 as 12

Muitas crianças de 10 e 11 anos já sentem a pressão para ter um corpo perfeito, segundo pesquisa publicada na revista BMC Public Health. Em estudo com mais de 4,2 mil crianças canadenses, os pesquisadores da Universidade de Alberta descobriram uma associação direta entre a satisfação com o corpo e o peso.

Entre as meninas, os especialistas notaram uma resposta linear, indicando que elas se sentiam mais felizes quanto mais magras fossem. E, para os garotos, a insatisfação ocorria quando se achavam magros demais ou gordinhos. Os resultados da pesquisa, surpreendentemente, também mostraram que as meninas que residiam em áreas rurais eram mais propensas a reportar insatisfação com o corpo.  

"Há uma relação bem estabelecida entre a satisfação com o corpo e o aumento do risco de distúrbios de comportamentos para o controle do peso, incluindo vômito, jejum e uso de laxantes e pílulas dietéticas para o controle de peso", destacou o pesquisador Bryn Austin, da Universidade de Harvard. Por isso, especialistas recomendam uma atenção especial dos pais em relação a essa questão, e uma política de educação para incentivar alimentação saudável, prática de exercícios e para prevenir comportamentos de risco.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também