Cuidado! Cortisol engorda!

Cuidado! Cortisol engorda!

Atualizado: Quarta-feira, 25 Junho de 2008 as 12

Não estamos falando de uma nova guloseima do mercado.  Não é doce nem salgado.  

Cortisol é um hormônio que possui várias funções no organismo e que em alguns casos é bem-vindo, já que em situações súbitas de perigo é capaz de nos deixar em ?estado de alerta?, em condições de agir com a rapidez necessária. O problema como quase tudo, é o excesso.

E quando há maior liberação de cortisol no organismo? Quando há stress físico e mental.

O organismo estressado faz as glândulas supra-renais trabalharem mais, são elas que fabricam os hormônios relacionados ao stress, e, que em excesso provocam retenção de líquido e acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal.

É por isso que às vezes, apesar de todos os esforços, a dieta parece não dar resultados e aquela barriguinha insiste em não ir embora. Provavelmente seja culpa do stress causado pela ansiedade e por jejuns prolongados, erros cometidos na busca de um emagrecimento rápido. Essas situações estressam o organismo, liberando uma quantidade de cortisol maior do que o corpo pode administrar. Importante lembrar atividade física em excesso também estressa o organismo.

Dicas para aliviar o STRESS

Exercícios físicos: os exercícios feitos de forma correta, na quantidade adequada, neutralizam os efeitos do cortisol a longo prazo. O importante é evitar passar horas na academia, afinal, para bons resultados não é preciso mais que uma hora por dia de atividade, feitas com regularidade.

Alimentação: Para controlar a liberação de cortisol é importante comer logo após acordar e logo depois dos exercícios. O café da manhã garante níveis adequados de cortisol ao longo do dia, pois é o horário em que ele tem sua produção mais acentuada.

Durma bem: Durante o sono o cortisol atinge seus níveis mais baixos e o hGH (hormônio do crescimento) está no seu no seu nível mais alto. Sem dormir bem, a produção desses hormônios ficará prejudicada e isso dificultará a formação da massa muscular, e quanto menos massa muscular, menor a queima de gorduras.

Menos cafeína: A cafeína aumenta os níveis de cortisol. Para isso basta o consumo de 2 a 3 xícaras de café. Cuidado, não é só o café que possui cafeína: o chá preto, os refrigerantes com cola possuem quantidades consideráveis de cafeína em sua composição. Atenção nos rótulos dos alimentos.

Como o stress é um fator individual, o que estressa uma pessoa pode nem incomodar uma outra. Por isso que é importante que cada um perceba quais são as situações que o deixam mais estressado, e a partir disso, buscar maneiras de lidar com esses momentos.

Imaginar-se em cenário tranqüilo, fazer uma massagem, ler um livro, dançar ou escutar uma música agradável. Vale qualquer atividade que lhe dê prazer e ajude a controlar e relaxar a mente, permitindo encarar as situações e os problemas e de uma maneira diferente e com mais calma.

Postado por: Claudia Moraes

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