Cure a ressaca fora de hora

Cure a ressaca fora de hora

Atualizado: Segunda-feira, 22 Agosto de 2011 as 8:12

  O encontro foi ótimo. Todos os seus amigos estavam lá. A ideia de uma happy-hour para manter o papo em dia pareceu excelente. Só que os drinques foram se sucedendo muito além do horário combinado. Resultado: no dia seguinte, além de ser difícil acordar, a dor de cabeça e o gosto “de cabo de guarda-chuva” na boca tornaram o trabalho um suplício.

Você não precisa apelar para receitas malucas para se livrar dessa situação. Ana Flávia Lamanna, nutricionista de São Paulo, afirma que o melhor a se fazer para afastar os sintomas da noite anterior é tomar muito líquido. “Tomar suco de laranja e leite ajuda a melhorar a ressaca, pois contêm vitamina B, substância que ajuda a absorver o álcool do sangue”, recomenda. “Mas essas bebidas funcionam ainda melhor quando tomadas antes da ingestão de bebidas alcoólicas”.

De acordo com ela, de qualquer forma, uma vez o estrago feito o negócio é se hidratar - tomar muita água é ótimo. “Bebidas esportivas contêm minerais que ajudam na hidratação do corpo, mas eles também são ricos em açúcar, por isso é melhor evitar”, explica. Já para comer, a nutricionista indica algum prato que contenha ovos, por causa da presença de um aminoácido importante. “A cisteína presente no ovo ajuda a quebrar as moléculas de acetaldeido, um subproduto perigoso que fica no organismo depois da ingestão de bebidas alcoólicas”.

O café também pode ser um bom aliado. Um estudo da Thomas Jefferson University demonstrou que analgésicos como a aspirina, se tomados junto com cafeína,   ajudam o corpo a lidar com os compostos químicos do etanol. “Mas, por ser diurético, o café pode desidratá-lo ainda mais”, adverte a nutricionista. De acordo com ela, se você ainda está se sentindo desidratado depois de vários copos de água, o melhor é não tomar mais nada contendo cafeína.

Lembre-se que a cafeína não está presente apenas no café, mas também em chás, chocolates e refrigerantes.

veja também