Curiosidades sobre o Chocolate

Curiosidades sobre o Chocolate

Atualizado: Quarta-feira, 20 Fevereiro de 2008 as 12

Você sabia que o chocolate:

É afrodisíaco.

O Chocolate tem essa reputação desde antes da Europa ter conquistado o México em 1519. Não provoca cáries!

Porque é rapidamente dissolvido na boca ficando pouco tempo em contato com os dentes. Agiliza o raciocínio.

Como possui também na sua composição cafeína e teobromina, que são estimulantes, o chocolate agiliza o raciocínio.   Reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Os compostos polifenóis presentes no chocolate, também chamados de flavonóides, são potentes anti-oxidantes, pois impedem que o LDL-colesterol (o colesterol "ruim") seja oxidado e que se deposite nos vasos sangüíneos, que bloqueiam as artérias. Por isso, o consumo de chocolate tem sido associado à redução do risco de doença cardiovascular em estudos epidemiológicos. Previne o Câncer.

Os anti-oxidantes são substâncias que protegem contra a oxidação normal dos tecidos do corpo, que nada mais é do que os famosos vilões: radicais livres. Segundo o British Medical Journal, o chocolate também auxilia o sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de câncer. Melhora o Humor.

O chocolate tem efeitos sobre a serotonina e a dopamina cerebrais, substâncias presentes na regulação do humor e nos comportamentos compulsivos. A serotonina, por exemplo causa aquela sensação de bem-estar quando estamos felizes, seja após uma refeição ou por amor. Ajuda na TPM.

Uma das explicações está na queda do nível de magnésio do sangue no período da TPM. O consumo de chocolate é recomendado às mulheres para repor o nutriente, importante no equilíbrio da serotonina.

veja também