Data é celebrada para conscientizar as pessoas sobre as doenças renais.

14 de março - Dia Mundial do Rim

Atualizado: Quarta-feira, 13 Março de 2013 as 10:27

 

No próximo dia 14 de março, será celebrado internacionalmente o Dia Mundial do Rim. O dia foi criado com intuito de chamar a atenção da população para as doenças renais, como o câncer de rim. É de extrema importancia alertar as pessoas para detecção precoce da doença, para que o tratamento seja iniciado no início e eficaz.
 
De acordo com o oncologista Dr. Antonio Cavaleiro de Macedo, são diagnosticados mais de 4.000 casos por ano (conforme dados da Organização Mundial da Saúde para o Brasil em 2008). “Aproximadamente metade dos casos da doença são diagnosticados em pacientes assintomáticos durante a realização de exames de imagem feitos por outros motivos”, explica o oncologista. Deixar de recorrer ao exame preventivo, pode levar ao tratamento tardio da doença, uma vez que o câncer de rim não apresenta sintomas no início.  Nos estados Unidos, esse tipo de câncer é o sexto mais comum em homens, chegando a  60.000 novos casos por ano, ocasionando 13.000 mortes.
 
O câncer de rim geralmente acomete indivíduos entre os 60 e 70 anos de idade, sendo mais frequente nos homens. Sangue na urina e dor na região lombar são os principais sinais que identificam a doença e podem ser facilmente confundidos com sintomas relacionados a outras enfermidades. 
 
Tratamento
Nos casos em que o câncer está localizado no rim, pode ser realizada a cirurgia para retirada total ou parcial do órgão afetado. Porém, nos casos em que o câncer já se espalhou para outros órgãos (metástase), além da cirurgia, também é recomendado o uso de medicamentos. Atualmente existe uma opção moderna de tratamento: as terapias-alvo, que são menos agressivas do que a tradicional quimioterapia. Esse tipo de terapia age diretamente nas células doentes, preservando as células saudáveis, minimizando os efeitos colaterais e possibilitando assim, mais qualidade de vida para o paciente e até o dobro do tempo de sobrevida.
 
 
Com informações de: Assessoria de imprensa BM

veja também