Data é comemorada nesta terça-feira (2), com o objetivo de ajudar a melhorar as condições de vida das crianças e adultos que sofrem com o p

2 de Abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Atualizado: Terça-feira, 2 Abril de 2013 as 9:40

 

Determinada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado nesta terça-feira (2). O autismo é um transtorno neurológico que afeta o desenvolvimento do cérebro e complica o comportamento de comunicação e socialização.
O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é os sinais ficarem evidentes antes de a criança completar três anos.
 
Segundo estatísticas, existem dois milhões de pessoas diagnosticadas com autismo no Brasil.
 
Ao contrário do que muitos pensam, pessoas autistas tem sentmentos como chorar, rir, se alegram e se entristecem como qualquer outro ser humano. 
 
Vale lembrar que, se uma criança autista recebe atenção e estimulação desde cedo, poderá ser uma adulto autossuficiente e capaz de estabelecer relações sociais.
 
Dia do Autismo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sintomas
 
1) ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;
 
2) o portador é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;
 
3) domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite aos portadores levar vida próxima do normal.
 
 
Com informações de: Terra/O Globo

veja também