De acordo com estudo, feijão branco ajuda a emagrecer

De acordo com estudo, feijão branco ajuda a emagrecer

Atualizado: Quarta-feira, 11 Novembro de 2009 as 12

Você já pensou em fazer uma dieta na qual o feijão deve ser ingerido para ajudar a emagrecer? Um estudo recente feito pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, comprovou que o feijão branco dá um empurrão potente na perda de peso.

A pesquisa submeteu 50 adultos obesos a uma dieta saudável. Metade deles consumiu extrato de feijão branco antes das refeições. Após oito semanas, os obesos que consumiram a farinha emagreceram em média 1,7 kg a mais que os obesos que não comeram.

Outra pesquisa, feita na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, concluiu que o consumo do feijão branco combinado com outros alimentos ricos em amido resistente (amido que passa pelo estômago e chega intacto ao intestino delgado) na mesma refeição pode queimar até 25% mais gorduras.

Segundo a nutricionista Adriana Ávila, da clínica Vitay Medicina de Emagrecimento e Estética, o grão pode ajudar no emagrecimento por causa de sua proteína, a faseolamina.

- A faseolamina promove uma redução na absorção do carboidrato, que é fonte de energia. Se a pessoa come mais do que deveria, o corpo engorda.

O carboidrato está presente em grãos, massas, pães e doces, alimentos calóricos que geralmente colaboram para o aumento de peso. A farinha pode ser muito promissora para quem quer emagrecer e não consegue diminuir o consumo desses alimentos. No entanto, não se deve exagerar no consumo do extrato, pois ele pode apresentar efeitos colaterais.

- O uso dessa substância deve ser moderado por quem tem facilidade na formação de gases.

O recomendado é, no máximo, 1 g por dia. Para fazer a farinha, rale 250 g do feijão branco e depois bata o feijão ralado no liquidificador. Guarde em um pote com tampa e tome uma colher de sobremesa rasa do produto diluído em água meia hora antes das refeições.

Mas a especialista alerta que não há milagres para perder peso.

- Não existe alimento milagroso. A melhor forma de emagrecer é com hábitos alimentares saudáveis.

veja também