Dê adeus às frituras e invista em salgados assados

Dê adeus às frituras e invista em salgados assados

Atualizado: Quinta-feira, 4 Março de 2010 as 12

Só de pensar em uma coxinha para incrementar o lanche da tarde ou naquele pastelzinho de queijo que da água na boca, o estômago faz festa.

Os salgados são uma excelente opção para quem quer comer um prato gostoso sem perder muito tempo com as panelas.

Mas, se por um lado eles são os queridinhos de quem preza pela praticidade e rapidez, por outro, podem colocar a dieta em risco por serem consumidos na versão frita, acrescentando muitas calorias e gorduras ao prato, causando problemas como colesterol alto, obesidade e alterações hormonais.

Troca esperta

Não adianta. "Mesmo os salgados mais sequinhos precisam ser mergulhados numa panela de óleo ou azeite para ganharem o aspecto crocante e, portanto, carregam gordura do tipo saturada, ou seja, são compostos sintéticos e não processadas pelo organismo de forma natural. Ela pode fazer mal ao organismo e comprometer, principalmente a saúde do coração", explica a nutricionista da Clínica Hagla, Paula Cabral. Todos os alimentos de origem vegetal são pobres em gordura saturada, já os alimentos de origem animal possuem bastante gordura saturada, especialmente os queijos curados, o bacon e o toucinho.

Mas, embora seja danosa quando consumida em excesso, a gordura não é a única culpada pela fama que a fritura leva de alimento pouco saudável: "quando um alimento é colocado em óleo vegetal a uma alta temperatura, ele se desidrata e perde nutrientes, principalmente substâncias antioxidantes como a vitaminas E, por isso, além de mais calóricos, os salgados fritos se tornam menos nutritivos e comprometem a saúde", explica a nutricionista.

"E, se o medo é prejudicar a balança, vale lembrar que o acúmulo de gordura localizada e o aumento de peso que tanto afligem as pessoas hoje em dia não são provenientes somente da ingestão deste tipo de gordura. Também são consequências, principalmente, do excesso de carboidratos acumulados no corpo e do sedentarismo", diz Paula.

Descompasso hormonal

Por apresentar uma composição parecida com a do estrogênio, a gordura saturada, quando em excesso, assume a função deste hormônio no organismo e causa alterações importantes em sua produção podendo provocar alterações de humor e na pele.

"Ela é conhecida como estrogênio estranho e altera as funções hormonais de forma bastante intensa, provocando problemas de raciocínio, de humor e até acne, alergias e urticárias", explica Paula.  

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também