Dengue deixa 11 cidades do Paraná em alerta

Dengue deixa 11 cidades do Paraná em alerta

Atualizado: Sexta-feira, 11 Dezembro de 2009 as 12

A Secretaria de Saúde do Paraná divulgou nesta quarta-feira, dia 9, o Levantamento Rápido de Índice de Infestação de Aedes aegypti, realizado com 20 municípios do Estado. A conclusão foi que um deles apresentou risco eminente da doença, 11 estão em estado de alerta e cinco têm índices satisfatórios. Outros três não informaram até a divulgação do balanço.

A análise, realizada ano a ano, considerou em 2009 os meses de outubro e novembro e levantou os índices de infestação predial e os fatores climáticos.

Dos municípios avaliados, 70% apresentam índice de infestação predial entre 1% e 3,9%, média que os coloca em situação de alerta. São eles: Foz do Iguaçu, Cascavel, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Cambé, Londrina Guairá, Campo Mourão, Cianorte e Santa Helena.

De acordo com José Lucio dos Santos, Londrina e Cambém merecem atenção especial porque mantém circulação viral desde que outros casos de epidemias em anos anteriores, o que aumenta a chance de ocorrência de casos graves.

A cidade de Paiçandu registrou índice de infestação predial superior a 4%. O número é considerado alto e a pasta de Saúde recomenda a limpeza de terrenos baldios e promove campanhas educativas para redobrar atenção em períodos de chuva, quando há maior acúmulo de água e aumento no risco de infestação.

Curitiba, Umuarama, Toledo, Mandaguari e Marialva apresentaram índices satisfatórios, segundo o levantamento.

veja também