Dengue: laboratório pretende trazer ao Brasil a primeira vacina

Dengue: laboratório pretende trazer ao Brasil a primeira vacina

Atualizado: Quinta-feira, 19 Maio de 2011 as 10:26

Um laboratório francês começou a construir na cidade de Neuville-sur-Saône, interior da França, uma fábrica que vai produzir uma forma de combate à dengue . Porém, essa vacina ainda não foi aprovada pelos diversos órgãos reguladores, e está na fase final de testes na Austrália. O investimento da empresa chega a quase 300 milhões de euros (quase R$ 700 milhões). A intenção da empresa é trazer a nova vacina ao Brasil, país que registrou mais de 1 milhão de casos de dengue no ano passado. A vacina está passando pelos testes finais para comprovação da eficácia, para daí ser enviada aos órgãos reguladores de países como Estados Unidos, Tailândia e Brasil para aprovação. A aposta da empresa é alta. “Acreditamos na aprovação, principalmente porque não há nenhum produto semelhante a esse no mercado”, afirma Susan Watkins, diretora de comunicação científica.

Mesmo com essa expectativa, a vacina só deve ser distribuída em 2015. Isso porque a nova fábrica deve ficar pronta só em 2013. Já os testes em pacientes humanos – que já estão acontecendo – duram entre dois e três anos. Finalmente, os processos de aprovação nos órgãos sanitários costumam durar um ano.

“Há acertos a serem feitos quanto à distribuição, mas queremos investir mais em produção local. Apesar disso, o Brasil ainda não está entre as prioridades globais para receber investimentos em laboratórios. Porém, para receber o produto, o país é uma prioridade entre os mercados emergentes”, explica Susan.

A dengue é uma doença transmitida por um vírus, e os sintomas variam entre febre alta , dores musculares e articulares generalizadas, indisposição intensa, dores de cabeça, pequenos sangramentos, entre outros. É facilmente confundida com uma gripe , por isso o diagnóstico é primordial para a detecção da doença. Atualmente existem quatro tipos da doença, sendo que a do tipo 3, também chamada de dengue hemorrágica , é a mais perigosa, podendo causar a morte se não tratada a tempo.

veja também