Dengue, o que fazer?

Dengue, o que fazer?

Atualizado: Terça-feira, 1 Abril de 2008 as 12

Dengue, o que fazer?

A principal forma de combater a Dengue ainda é a prevenção. É preciso eliminar os criadouros do mosquito transmissor Aedes aegypti, vetor do vírus da Dengue e também da Febre Amarela, que são os locais com água parada. Vale lembrar que plantas como bromélias, apesar de lindas, acumulam água.

O Aedes aegypti normalmente circula e pica durante o dia. Para diferencia-lo de outros mosquitos deve-se olhar as patinhas, que são rajadas em preto e branco, diferente, por exemplo, de um pernilongo, que é só preto. Nem todos os Aedes aegypti necessariamente estão infectados com o vírus, então se for picado, não se desespere, há uma chance de não ter contraído a doença.

A Dengue entra no organismo após a picada da fêmea contaminada. O vírus fica incubado e se multiplica entre três e 15 dias, só então começam a aparecer os primeiros indícios da doença.

O s principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dor forte no corpo, cansaço, prostração, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele. Com estes sinais, não se pode ingerir em hipótese alguma remédios com ácido acetilsalicílico, componente da Aspirina , ou a doença vai piorar. O ideal é tomar muita água, para hidratar o corpo e procurar um médico imediatamente, para que seja feito um exame de sangue que comprove a infecção pelo vírus. Então, ser orientado corretamente por um profissional de saúde.  

Clique aqui e saiba como a alimentação correta pode ajudar a recuperar o organismo debilitado pela Dengue.

Clique aqui e veja como o própolis pode ajudar na prevenção da doença.

Postado por: Claudia Moraes

veja também