Descubra o que o sorriso pode contar sobre sua saúde

Descubra o que o sorriso pode contar sobre sua saúde

Atualizado: Sexta-feira, 23 Setembro de 2011 as 10:16

Nosso sorriso é capaz de dizer como anda nosso estado de saúde. Embora especialistas dizem que escovar os dentes duas vezes por dia pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas e derrames, para muita gente ainda é difícil entender qual a conexão da saúde bucal com o restante do organismo.

O tabloide britânico The Sun desta quinta-feira (22) destacou que os dentes e a gengiva são indicadores de como está o bem-estar da pessoa, dando sinais de doenças como artrite, anemia e até HIV.

"Há fortes evidências de como a condição bucal pode impactar na saúde como um todo. O que explicaria porque olhar para os próprios dentes é tão importante para prolongar a vida", disse Thang Nghiem, dentista e diretor clínico de uma clínica britânica.

Veja a seguir alguns dos principais problemas bucais e os problemas que podem sinalizar.

Boca seca: alergias, fumo e desidratação são algumas das causas da boca seca, mas quem padece do mal e não sofre de um dos problemas listados, pode sofrer da Síndrome de Sjogren, uma doença auto-imune que destrói as glândulas salivares e as que produzem as lágrimas, causando secura bucal e nos olhos.

Esmalte lascado: este problema pode ser um sinal de refluxo gastroesofágico, condição na qual o ácido estomacal sobe para o esôfago e afeta os dentes, causando queimação, mau hálito, entre outros sintomas. "O refluxo precisa ser tratado por um gastro. Como dentista, podemos restaurar o dano causado pelo ácido nos dentes e monitorar a situação para que não piore", contou Nghiem.

Língua branca: pode ser um dos sinais de câncer de boca, em especial se as manchas brancas aparecerem em formato de renda na superfície da língua e bochechas. "Na maioria dos pacientes não é algo sério, mas pode virar uma lesão cancerígena e, por isso, é importante que seja monitorada", explicou o dentista.

Aftas: quando muito frequentes, podem sinalizar a colite ulcerativa ou Doença de Crohn, um problema que afeta o sistema digestivo como um todo e leva ao surgimento das úlceras bucais.

Língua amarela por baixo: se a parte de baixo da língua estiver amarelada, pode ser um sintoma de problemas hepáticos. "Esta é uma região que tende a amarelar aos primeiros sinais de males no fígado e, quando eles se agravam, toda a boca fica amarela", contou Nghiem.

Língua lisa e vermelha: chamada de glossitis, a língua com aparência lisa e vermelha é comum em pessoas com anemia, que podem apresentar ainda algumas rachaduras nos cantos da boca.

Verrugas brancas e grossas: pode ser um sinal de infecção por fungo, muito comum em pacientes HIV positivos ou que usaram esteroides e antibióticos. Os sintomas, segundo o dentista, são manchas brancas, língua com aparência "cabeluda", verrugas nas gengivas e mucosas e aftas.

Dentes gastos: pessoas que apresentam este problema, geralmente, tendem a ranger os dentes durante a noite, um sintoma do bruxismo. "Um aparelho de silicone é importante para parar o desgaste do dente e do esmalte, evitando quebras dos dentes", contou Nghiem.

Doenças peridontais: de maneira geral, as doenças de gengiva são causadas por placas bacterianas que acabam inflamando a região, que sangra a cada escovação. "Estudos recentes ligaram as doenças peridontais a outros males como derrames e infartos, porque a bactéria que causa o problema migra para a corrente sanguínea e pode colaborar com os males coronarianos e gestacionais, como parto prematuro ou bebês de baixo peso", disse o dentista.

veja também