Descubra qual é a melhor posição para dormir

Descubra qual é a melhor posição para dormir

Atualizado: Quarta-feira, 17 Agosto de 2011 as 2:37

  Uma boa noite de sono é capaz de recarregar as energias de um dia agitado. Mas você já parou para pensar se realmente dá atenção ao seu descanso como deveria? Será que a posição que você dorme está correta?  

Tem dias que é inevitável, surge uma dorzinha aqui, mal jeito ali, dores na coluna e até insônia. Fique atento, esses problemas podem estar relacionados com a hora do sono.

Vale lembrar que a melhor posição para dormir é, de fato, aquela em que você deita, relaxa, dorme e acorda descansado e recuperado.  Por isso, especialistas afirmam que existem posições que são mais favoráveis e menos favoráveis para a saúde da coluna e das articulações.  

Confira as dicas da rolfista Yeda Bocaletto. *Rolfing é um sistema de reestruturação corporal e de educação do movimento.

- A posição de dormir que menos beneficia a coluna é a posição de bruços, deitado de barriga para baixo. Essa posição causa estresse em duas partes da coluna: na coluna cervical (no pescoço) e na coluna lombar (na parte mais baixa da coluna, próximo ao quadril). O travesseiro piora o problema, pois o uso aumenta as pressões e torções no pescoço;  

- Dormir de barriga para cima é uma boa opção, a posição deixa a coluna mais reta. Porém, o uso do travesseiro tira o pescoço e a cabeça do alinhamento ideal com o resto da coluna. O desalinhamento desgasta e estressa a coluna cervical. Mas se você não abre mão do travesseiro, escolha um bem baixinho. Algumas pessoas gostam de colocar um travesseiro debaixo dos joelhos e isso alivia a tensão na região lombar;  

- Por fim, das três posições básicas que podemos assumir ao dormir, temos a posição de lado, a mais indicada para a saúde da coluna. Nessa posição, também são necessários alguns cuidados, como o tipo e espessura do travesseiro. Confira a dica:

O travesseiro da cabeça deve ter a grossura suficiente entre a orelha e o ombro. E nada de escolher travesseiros de pena ou pluma. Dê preferência para o travesseiro largo e firme, para que não deforme durante a noite. Também é importante o uso de um travesseiro entre as pernas, que vá do joelho até os pés. Assim, a coluna ganha suporte para que o peso da perna de cima não faça com que o quadril gire e cause uma torção e tensão na coluna lombar, e o uso do travesseiro diminui esse problema.  

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