Dia Nacional do Teste do Pezinho é comemorado nesta quinta-feira (06)

Dia Nacional do Teste do Pezinho

Atualizado: Quinta-feira, 6 Junho de 2013 as 12:32

 

Comemora-se nesta quinta-feira (06), o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Trata-se de um teste feito nas primeiras 48 horas de vida do bebê para detectar precocemente diversas doenças e prevenir anomalias. A data foi instituída pelo governo federal para destacar a importância deste exame. Gratuito em todos os hospitais e maternidades.
 
Entre as doenças que podem ser evitadas com o teste estão a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, além da hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidase.
 
 Dia Nacional do Teste do PezinhoSegundo a a enfermeira do Hospital Nossa Senhora das Graças, no Paraná, Angélica Socorro Alves, se forem diagnosticadas e tratadas precocemente contribuem para o desenvolvimento normal do bebê.
"A coleta de sangue é realizada nas primeiras 48 horas de vida do bebê, utilizando quatro gotas de sangue retiradas do calcanhar."
 
Caso alguma doença seja diagnosticada, o bebê precisa passar por outros exames confirmatórios e ter um acompanhamento médico. Ao ser detectado alguma alteração no teste, os pais serão orientados pelo pediatra sobre os exames que a criança deve fazer.
"O exame é repetido na unidade de saúde para confirmação do diagnóstico, para algumas doenças o tratamento é conduzido pelo SUS (Sistema Único de Saúde)."
 
A enfermeira ainda ressalta:" O teste não diagnostica, por exemplo, a síndrome de Down”.
 
 
Com informações de: R7

veja também