MENU

Saúde

Diarréia mata: cerca de 20% da mortalidade infantil mundial é causado pela doença

Diarréia mata: cerca de 20% da mortalidade infantil mundial é causado pela doença

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

Cerca de dois milhões de crianças morrem por ano em todo o mundo por causa da diarréia, doença responsável por aproximadamente 20% dos índices globais de mortalidade infantil. As informações foram divulgadas recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a OMS, programas e pesquisas para combater o problema diminuem desde a década de 80 e, se o problema não for resolvido de forma urgente, não será possível atingir o quarto item do "Objetivo de Desenvolvimento do Milênio" de reduzir a mortalidade infantil em 2/3 até 2015.

Para chegar ao objetivo, a agência divulgou plano de ação global para combater o problema, que segundo especialistas atingem principalmente crianças de países pobres. A estimativa é que os pequenos dessas nações contraiam a doença, em média, quatro vezes por ano.

A organização também divulgou que a diarréia normalmente é propagada pela água poluída e que há um tratamento barato, simples e existente há cerca de 25 anos: soro fisiológico e comprimidos de zinco.

"Com soro e zinco, o risco de morte é praticamente nulo", lembrou a organização em comunicado, destacando que o custo deste tratamento é de apenas 30 centavos de dólar por criança.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições