Dicas para comer chocolate e não engordar

Dicas para comer chocolate e não engordar

Atualizado: Terça-feira, 30 Março de 2010 as 12

Ainda faltam alguns dias para a chegada da Páscoa, mas o pecado da gula já ronda muita gente. Para você não se deparar com resultados desastrosos depois do feriado, o R7 dá dicas para uma alimentação mais leve, sem abrir mão das tradicionais delícias - começando pelo chocolate.

Resistindo às tentações

De acordo com a nutricionista Marcia Curzio, de São Paulo, o chocolate é considerado saudável e nutritivo, mas deve ser consumido com moderação.

- A recomendação de consumo médio é de 30 gramas por dia, cerca de 160 calorias.

Os tipos também influenciam no valor nutricional do doce. O chocolates meio amargo e amargo são os mais saudáveis. Por possuírem alta concentração de cacau (acima de 70%), são ricos em flavonoides, nutrientes que têm ação antioxidante e ajudam a manter o coração e as células saudáveis.

- A regra é: quanto mais escuro o chocolate, mais flavonoides ele tem, portanto mais saudável.

Na Páscoa, a especialista aconselha a evitar os ovos trufados com musse, marshmallow e crocantes, pois estes ingredientes têm alto teor de gorduras e calorias. A nutricionista Mariana Fróes, do Rio de Janeiro, dá outra dica: evitar o chocolate branco.

- O chocolate branco é mais calórico e gorduroso, já que sua composição é feita a partir da manteiga de cacau. Além disso, não tem ação antioxidante como os outros tipos.

Mariana diz que, para tentar driblar a vontade de devorar chocolate, o ideal é não ficar mais de três horas sem comer.

Deixe o almoço de Páscoa mais light

A tradição de comer peixe nesta época pode fazer muito bem à saúde. Eles são fontes de vitaminas, proteínas e ácidos graxos Ômega 3 e Ômega 6.

Na hora da compra, Marcia aconselha a optar pelos que têm menor quantidade de lipídios, como bacalhau, abadejo, corvina, carpa, dourado, garoupa, linguado e pescada.

- Existem algumas espécies gordurosas, mas em geral o peixe tem bem menos gordura do que carne vermelha e o frango, e isso faz com que sua digestão seja mais rápida.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também