Dicas para correr só por prazer

Dicas para correr só por prazer

Atualizado: Quarta-feira, 10 Março de 2010 as 12

Não é só de competições, tempos ou vitórias que a corrida é feita. Praticar o esporte por prazer, diversão e por uma saúde melhor, é, muitas vezes, tudo o que os atletas que estão começando a dar suas passadas querem, sem preocupações com horários e obrigações de treinamentos duros e desgastantes.

Porém, correr para ter uma vida saudável também exige uma preparação antes de do início dos treinos. É necessário, por exemplo, que o atleta que está começando a entrar no mundo da atividade física faça uma bateria de exames com um especialista, que irá realizar o teste ergométrico, para avaliar a o sistema cardiovascular, além de outros exames específicos .

Outra dica importante é que, ao começar a correr, o atleta deve se preocupar em não exceder seu limite nos treinos, respeitando assim seu nível de condicionamento, separando também alguns dias da semana para o descanso, que é quando o corpo absorverá os exercícios já feitos.

A regularidade nos treinos também deve ser levada à sério. Se concentrar nas passadas e ter determinação para que o treino ocorra como esperado são outros pontos relevantes nos treinos. Começar pela caminhada pode ajudar a manter o ritmo e a confiança. A corrida propriamente dita poderá entrar somente mais para a frente, com o condicionamento mais elevado.

"É sempre bom os novos corredores estarem preocupados em manterem uma boa saúde, já que esse é o papel principal da corrida", disse Paulo Rennó, diretor técnico da Paulo Rennó Assessoria Esportiva, que enaltece a importância de um educador físico na vida de quem está começando.

Os benefícios da corrida

A corrida pode proporcionar pontos positivos tanto no setor físico, quanto na parte psicológica. Em seu corpo, o atleta terá uma melhora no sistema cardiovascular; aumento do débito cardíaco; prevenção de doenças coronárias e relacionadas à hipertensão e acidente vascular cerebral; controle do peso corporal; prevenção da diabetes; fortalecimento de tendões, ligamentos e articulações; e o combate da osteoporose.

Na parte mental, as melhoras são ainda mais fáceis de serem notadas, já que os problemas do cotidiano envolvem a todos. A corrida pode diminuir o estresse, ansiedade e depressão, além de melhora de auto-estima e o estímulo para terminar com vícios como o tabagismo, alcoolismo e drogas em geral.

A prática do esporte por prazer, aliada a uma vida saudável pode trazer muitos benefícios para o indivíduo, como completa Enzo Amato, diretor técnico da Enzo Amato Assessoria Esportiva. "A corrida proporciona um grande gasto de energia, o que é importante para queimar calorias e manter os níveis cardíacos, tendo assim uma melhora na saúde".

Planilha de treinamento

Confira agora uma planilha de treino exclusiva, preparada pelo treinador Paulo Rennó, para você que busca uma melhora na qualidade de vida sem ter que se preocupar com tempo, competições e privações.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também