Dicas para "emagrecer" o fondue

Dicas para "emagrecer" o fondue

Atualizado: Sexta-feira, 23 Maio de 2008 as 12

Aproveitar todas as delícias gastronômicas típicas do inverno sem engordar é um grande desafio. Se você é apaixonada por fondues mas não quer brigar com a balança, fique atenta às dicas da nutriconista Marília Fernandes.

"Não há necessidade de fugir dos tradicionais e deliciosos fondues, tão benvindos no inverno, entretanto há formas de prepará-los com menos calorias", explica Marília.

O fondue menos calórico é o de queijo. Uma dica para diminuir ainda mais as calorias é misturar uma quantidade razoável de ricota bem magra, amassada, à massa de queijo fundido. Outra boa idéia é se servir do molho de queijo, utilizando vegetais como cenoura baby, salsão (aipo), pepino, picles bem seco, tomate cereja, cebolinha, milho pequeno, flores de brócolis cru, flores de couve-flor crua ou cogumelo cru. Para acompanhar, escolha o pão integral ou de centeio, nas versão light ou o pão sueco. Para o fondue de chocolate, é recomendável preparar a base com cacau em pó, leite desnatado fluido, creme de leite em pequena quantidade, leite em pó desnatado e adoçante. Para se servir, as frutas são a melhor opção, além de serem excelentes fontes de vitaminas e minerais.

veja também