Dicas para evitar a contratura do pescoço

Dicas para evitar a contratura do pescoço

Atualizado: Quinta-feira, 4 Fevereiro de 2010 as 12

No title O estresse, a má postura, o trabalho com computador e as posições que mantêm a cabeça para trás ou para frente obrigam o pescoço a ficar desalinhado com a coluna e, conseqüentemente, a ficar retesado.

Quando a dor se prolonga no tempo ou é muito intensa, geralmente é acompanhada de dor de cabeça, a famosa cefaléia de tensão.

1- Durma na postura adequada:

Evite dormir de bruços. Se dormir de bruços, use um travesseiro que nivele a cabeça com o ombro. Se dormir de barriga para cima, use um travesseiro que se adapte à curvatura da cervical. O travesseiro deve alinhar o pescoço com o restante da coluna. Use um colchão firme, vire-o periodicamente e lembre-se de que um colchão não é para a vida toda. 2- Ao trabalhar ou estudar:

Mantenha o trabalho na altura dos seus olhos. Relaxe o pescoço a cada meia hora. Mantenha uma postura adequada. A nossa coluna é um todo dividido em partes (cervical, dorsal e lombar), que devem estar alinhadas. 3- Ao ler um livro, mantenha-o na altura dos seus olhos. Você pode enrolar uma toalha para apoiar o pescoço. Leia sempre em um ambiente com luz adequada.

4- Se você tiver que procurar ou manusear alguma coisa em um lugar alto (uma estante de livros, um armário), não olhe para cima. Suba em uma escada ou em um banco seguro para ficar no mesmo nível do objeto.

5- Evite dirigir por longos períodos e adapte o seu assento para descansar de vez em quando, inclinando-se no apoio para a cabeça.

Importante

Faça exercícios de relaxamento cervical

Reserve cinco minutos para fazê-los. Olhe-se no espelho e observe os seus ombros. Eles devem estar na mesma altura. Se um estiver mais baixo do que o outro, faça rotações para frente e para trás. Flexione e estique o pescoço lentamente. Gire a cabeça para um lado e depois para o outro (queixo - ombro). Incline a cabeça para um lado e para o outro (orelha - ombro). Gire lentamente a cabeça em sentido horário e depois anti-horário.

veja também