Dicas para ter olhos saudáveis

Dicas para ter olhos saudáveis

Atualizado: Sexta-feira, 15 Janeiro de 2010 as 12

Muitos problemas de visão podem ser evitados se as pessoas estiverem atentas a algumas boas práticas. Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos, explica o que se pode fazer para manter olhos saudáveis:

1. Aprenda a aplicar colírios (quando devidamente prescritos por um especialista). "Com a cabeça inclinada para trás, você deve puxar levemente a parte inferior da pálpebra, formando um bolso, e só então pingar as gotas necessárias. Ao contrário do que a maioria faz, não fique piscando. Com olhos fechados, pressione o canto interno e aguarde por dois ou três minutos, até que o produto alcance todas as áreas importantes. Vale ressaltar que não se deve usar colírio sem prescrição, porque, dependendo da formulação, poderá agravar ainda mais o problema".

2. Evite maus hábitos, como assistir TV muito próximo ao aparelho ou por várias horas seguidas. "Não há comprovação de que assistir TV faça mal aos olhos, mas é importante manter uma distância de pelo menos dois metros da tela e evitar passar horas contínuas em frente ao aparelho. Essa prática evitará sintomas comuns como dor de cabeça, vermelhidão e sensação de cansaço na vista, embaçamento e lacrimejamento em excesso. Isso vale também para aqueles que passam horas em frente ao computador, videogame, lendo ou escrevendo".

3. Regule a intensidade de luz do monitor de seu computador. "Telas muito brilhantes, que emitem grande quantidade de luz, acabam cansando mais rapidamente a vista e prejudicando a visão. Muitas pessoas, ao término do trabalho, sentem desconforto visual. Esse problema é simples de resolver e evita o desenvolvimento de doenças de refração, como miopia crônica".

4. Proteja a vista da poluição urbana. "Usar óculos de sol, com fator de proteção contra raios ultra-violeta, deveria ser prática comum sempre que uma pessoa sai às ruas. Tanto a luz, como o alto índice de poluição, fazem mal à vista e podem ser controlado por essa prática simples. Lavar os olhos com bastante água durante o dia e pingar algumas gotas de lágrima artificial também ajudam a limpar o globo ocular e prevenir doenças".

5. Use maquiagem dermatologicamente testada e sempre na área externa dos olhos. "As mulheres não devem usar lápis ou ‘kajal’ na parte de dentro dos olhos. Dependendo do produto, se não for hipoalergênico, poderá provocar uma coceira tão grande e comprometer a acuidade visual".

6. Não esfregue os olhos ao sentir que algo está incomodando a vista. "O melhor que se pode fazer, quando sentimos que um simples cílio ou mesmo alguma partícula entrou no globo ocular, é puxar a parte de cima da pálpebra com cuidado, levá-la ao encontro da pálpebra inferior e, ao mesmo tempo, tentar mover o globo. Se essa tentativa não for bem-sucedida, ainda se pode tentar lavar o olho com água em abundância. Por último, se os procedimento anteriores falharem, procure um especialista imediatamente".

7. Faça um check-up oftalmológico todos os anos e certifique-se de que sua alimentação é rica em frutas cítricas e folhas verdes, a fim de não sofrer deficiência de vitamina A.

veja também