Dicas para ter uma perna saudável e bonita

Dicas para ter uma perna saudável e bonita

Atualizado: Segunda-feira, 22 Outubro de 2012 as 1:44

 

Varizes pernas mulherO verão está chegando e todas nós estamos em busca do corpo perfeito. Por onde começar? O que mudar? As varizes. Mas o que tem a ver o corpo perfeito e eliminar as varizes? Tudo!

Comuns nas regiões das pernas, as varizes pode ser causadas por falta de exercícios, fatores hereditários e envelhecimento. Se não tratadas podem romper e causar danos muito mais graves como criar feridas na pele ou se transformar em flebite e até causar trombose.

Para solucionar esse problema e ficarmos com a saúde e beleza em forma, separamos algumas perguntas e respostas que você deve seguir, passo a passo.

O que são varizes?

As varizes são veias dilatadas e tortuosas, normalmente nas pernas, com sangue acumulado de forma irregular. Além de deixar as pernas feias, cheias de ‘riscos verdes ou roxos’, podem causar dor e inchaço. As veias ficam dilatadas porque as válvulas que levam o sangue ao coração não funcionam corretamente, retendo e acumulando sangue, e causando o alargamento da veia.

Quais são as principais causas das varizes?

Os dois principais fatores são hereditariedade e o envelhecimento das veias. Há pessoas que já nascem com válvulas defeituosas, e acabam tendo varizes com o passar dos anos. Mas outros fatores podem influenciar no aparecimento de varizes: uso de pílula anticoncepcional, vida sedentária, obesidade e ficar muito tempo na mesma posição – trabalhar apenas em pé ou todo o tempo sentado, por exemplo.

Qual é o melhor tratamento para varizes?

Varizes são tratáveis e controláveis, mas não são curáveis definitivamente. Podem ser corrigidas com cirurgia através de laser ou cauterização, além da escleroterapia, que é a secagem das varizes. Quem pode indicar a melhor opção de tratamento é o médico, que analisa caso a caso.

As varizes podem voltar depois de uma cirurgia?

As veias que foram tratadas não voltam mais, mas varizes não são curadas definitivamente. Quando é feita a cirurgia a pele pode ficar perfeita, lisinha, mas durante a vida, outras varizes podem surgir.

 

Com informações de IG Mulher

veja também