Dicas para uma malhação eficaz

Dicas para uma malhação eficaz

Atualizado: Sexta-feira, 1 Fevereiro de 2008 as 12

Na hora de malhar, por pequenos detalhes, o resultado dos exercícios pode não ser o imaginado. Pior ainda quando uma lesão acaba com a rotina dos treinos. Para obter melhor resultado, anote algumas dicas:

- Ingerir água é muito importante durante todo o tempo de exercício. Recomenda-se ingerir dois litros por dia. Durante os exercícios, a desidratação é maior. Portanto é necessário se hidratar sempre, principalmente nos aeróbios (como spinning, por exemplo). Mas não exagere, pois o excesso de água causa desconforto durante a prática das atividades. O ideal é que, a cada 15 minutos, seja tomado 200 a 300 ml de água. O importante é moderar.

- O alongamento, mesmo para descontentamento de alguns, faz parte da rotina do treino. O alongamento geral do corpo é sempre bem vindo, mas deve-se dar atenção aos músculos que foram ou deverão ser usados durante os exercícios. O profissional de educação física que o aluno estiver consultando poderá indicar os exercícios de alongamento ideais para o treino realizado.

- Caso o aluno fique alguns dias seguidos sem malhar, não é necessário passar mais tempo do que está acostumado na academia. Paciência e disciplina são as palavras-chave. O máximo que se pode fazer é um treino em dois períodos do dia. Assim, a pessoa poderá repor os nutrientes e descansar para o próximo treino. Mas isso é indicado para alunos avançados.

- O aquecimento é importante. É neste momento que o corpo se prepara para realizar um trabalho mais pesado que no dia-a-dia. Aquecimentos em forma de caminhada, movimentos articulares, aquecimento na própria máquina com pouco peso ou exercícios específicos para alongar o corpo, com duração de cinco a dez minutos, são considerados suficientes na maioria dos casos.

- É necessário estar bem alimentado para realizar um bom treino. Mas coma até uma hora antes de treinar, pois além do mal-estar, a pessoa pode ter a chamada hipoglicemia de rebote. Após os exercícios, o organismo está preparado para absorver os bons nutrientes para deixar o corpo mais forte, então o alimento também é importante. Mas claro que com moderação, evitando comida com baixa qualidade de nutrientes.

- Alguns alunos treinam com halteres tão pesados que não conseguem fazer o número de repetições da série. Existe um método chamado de treino excêntrico, durante o qual o praticante faz resistência na descida ou na subida. O professor ou parceiro ajuda no outro movimento. Isso é válido. Se a pessoa treinar sozinha poderá se machucar e não ter resultado algum.

- Os erros mais comuns praticados em uma academia são: treinar sem um cronograma passado pelo professor, fugir dos alongamentos, querer fazer somente os exercícios agradáveis (evitando assim partes importantes de um treino), ?roubar? incorretamente na execução, não aquecer de forma correta e querer fazer mais do que pode.

- É necessário ter a consciência que o mais importante é a execução, e não o peso.

Postado por: Claudia Moraes

veja também