Dieta "atraente" faz perder até 6 kg em um mês

Dieta "atraente" faz perder até 6 kg em um mês

Atualizado: Segunda-feira, 7 Novembro de 2011 as 10:32

Apesar das constantes recomendações de que o importante é a mudança de hábitos e não arriscar dietas de emagrecimento, a proximidade das festas de fim de ano - e com elas todos os compromissos sociais que serão registrados em muitas fotos -, fazem com que cardápios que prometem perda de peso rápida ganhem ainda mais popularidade

Pois um deles se destaca por conter alimentos normalmente cortados de outros regimes, incluindo salaminho, costelinha de porco, creme de leite e, o que de longe soa melhor ainda, sem limites de quantidade. Trata-se da Dieta da Chave Metabólica, cujo princípio é o de alterar o metabolismo para que reduza a produção de insulina no sangue.

"Isso só é conseguido pela retirada total de alimentos sensíveis à liberação insulínica, ou seja, carboidratos refinados. Restando ao paciente consumir - sem limites quantitativos - alimentos à base de proteínas e algumas gorduras", explica o médico Cristiano Merheb, especialista em Nutrologia e membro da Associação Brasileira de Nutrologia.

Segundo o especialista, é possível perder até 6 kg em um mês e as demais vantagens é a diminuição da fome e também da compulsão alimentar. Merheb afirma que mais do que quilos, esse tipo de dieta ajuda a eliminar medidas. "Consiste em uma queima real de gorduras localizadas e isso se reflete muito mais numa perda de medidas do que de peso. Costumo dizer que gordura mais mede do que pesa. Medidas de circunferências, pregas cutâneas, roupas e fotografias são as melhores maneiras de avaliar", diz.

O princípio usado na dieta é velho conhecimento no meio da saúde. O bloqueio à produção de insulina é importante, pois a substância é uma das principais inimigas do emagrecimento. Ela bloqueia a lípase, que é a queima da gordura corporal. "Se ficar o dia todo sem comer e ingerir um docinho, já vai impedir o emagrecimento", diz João César Castro Soares, endocrinologista e nutrólogo da Unifesp.

Soares defende que dietas de emagrecimento precisam contar com menos consumo de calorias e zerar a ingestão de açúcares, que são os carboidratos refinados. Esses ingredientes são queimados rapidamente pelo organismo e liberam açúcar rapidamente, o que faz com o que corpo produza insulina para controlar os índices de glicose no sangue. O corte do açúcar é ainda mais importante em pessoas com problema de controle de peso. "Tem que consumir açúcar em ocasiões especiais, festas de família, por exemplo, algo que justifique", disse.

No entanto, é importante ressaltar que os carboidratos devem integrar as dietas, pois são fornecedores de energia. "Recomendados comer no período ativo e não nos de sedentarismo, como à noite. Nesse horário prefira legumes, verduras e proteínas de origem animal", disse Soares. Isso se chama dieta dissociada.

Quanto à ingestão de gorduras, elas estão liberadas, com moderação, e nas versões magras. Daí a permissão para consumir creme de leite no café da manhã, costelinhas de porco na versão assada e embutidos magros. "Não abuse, pois o contrário pode aumentar os níveis de colesterol e alterar o metabolismo", afirmou o médico Soares. E o especialista lembra que uma alimentação saudável deve conter itens de todas as famílias, incluindo grãos, verduras, legumes e frutas também.

Seguindo essas recomendações, confira abaixo uma dieta elaborada pelo nutrólogo Christiano Merheb que prioriza as proteínas magras e os carboidratos mais saudáveis na alimentação.

Café da Manhã

Opção 1 Ovos mexidos com queijo prato; fatias de presunto; 1 xícara de café com adoçante (com ou sem creme de leite).  Opção 2 Fatias de chester defumado com queijo bola; gelatina diet; 1 xícara de chá de limão com adoçante Opção 3 Enroladinhos de presunto com fatias de queijo cheddar; gelatina diet batida com creme de leite; 1 xícara de chá verde.

Lanche da Manhã (opcional) 

Opção 1 Gelatina diet Opção 2 Fatias de salaminho Opção 3 Ovos de codorna com azeite e ervas

Almoço

Opção 1 Costela de porco assada; salpicão com peito de peru; gelatina diet.  Opção 2 Camarões ao alho e óleo; salada de rúcula com lascas de parmesão; gelatina diet.  Opção 3 Filé de frango com queijo; antepasto de berinjela; gelatina diet.

Lanche da Tarde

Opção 1 Fatias de peito de frango defumado e queijo parmesão fatiado Opção 2 Omelete e presunto tipo copa Opção 3 Fatias lombo canadense e fatias de queijo mozzarela.

Jantar

Opção 1 Salmão assado ao molho de alcaparras; queijo mozzarela trança; gelatina diet.  Opção 2 Escalopes de mignon com manteiga; fatias de peito de peru com cheiro-verde; gelatina diet. Opção 3 Sobrecoxas de frango assadas; omelete com molho rose (*maionese apenas caseira); gelatina diet. 

veja também