Dieta da banana: Ajuda a matar a fome e reduzir o peso

Dieta da banana: Ajuda a matar a fome e reduzir o peso

Atualizado: Sexta-feira, 5 Junho de 2009 as 12

Em matéria de dieta, não param de surgir novidades. Agora é a vez da dieta da banana, descoberta e popularizada pelos japoneses. É uma dieta que não exige muitas restrições alimentares e que tem o objetivo de emagrecer super rápido. É chamada de dieta da banana matinal, que exige apenas que a pessoa coma a fruta, de preferência quatro delas, no café da manha, sempre acompanhada de dois copos de água morna ou chá.

Segundo um dos idealizadores da nova dieta, o médico japonês Hitoshi Watanabe, consumir a iguaria dessa forma barra o impulso de comer ao longo do dia. O médico garante que a nova dieta, além de matar rapidamente a fome, acelera a digestão, uma vez que a fruta carrega enzimas específicas para isso.

Outros especialistas lembram que a banana também é rica em fibras que se ligam a moléculas de água e formam um tipo de gel que cria grande sensação de saciedade. Comer a fruta logo pela manhã evita a vontade de beliscar e comer várias vezes durante o dia. E o açúcar da fruta regula o impulso por doces.

No Japão, participantes das primeiras experiências com a dieta de banana relatam que conseguiram eliminar até 18 kg no período de dois meses.

Os nutricionistas também aconselham que se uma pessoa deseja uma solução rápida para baixos níveis de energia, não há melhor lanche que a banana. Contendo três açúcares naturais: sacarose,frutose e glicose, combinados com fibra, a banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia. Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para 90 minutos de exercícios extenuantes. Não é a toa que a banana é a fruta preferida pelos atletas de alta performance.

Aliado para a saúde

A banana também ajuda a curar ou prevenir um grande número de doenças e condições físicas, que a tornam obrigatória na sua dieta diária.

A anemia , por exemplo, pode ser atenuada pela ingestão de banana que contém muito ferro e estimula a produção de hemoglobulina no sangue e ajudam nos casos de anemia.

A banana também é útil para reduzir a pressão arterial : contém elevadíssimo teor de potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta. Tanto que a FDA (agência responsável pelo controle de alimentos e remédios) dos EUA a utorizaram a indústria de banana a oficialmente informar sua habilidade de reduzir o risco de pressão alta e infarto.

Constipação : com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, superando o problema, sem recorrer a laxantes.

Depressão : de acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, muitas se sentiram melhor após uma dieta rica em bananas. A fruta contém "triptofano", um tipo de aminoácido que o organismo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem estar.

Azia : elas têm efeito antiácido natural.

Nervos : elas contém elevado teor de vitamina B, que ajuda a acalmar o sistema nervoso.

Úlcera : usada na dieta diária contra desordens intestinais, é a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

Estresse : potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no nosso corpo. Quando estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio, que pode ser reequilibrado com a ajuda da banana, rica em potássio.

Enfarto : de acordo com pesquisa publicada no Jornal de Medicina de New England, comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%!

Baixa caloria : diferentemente do imaginado, o valor calórico da fruta é baixo - varia entre 87 e 125 calorias por unidade.

Escolha a sua:

Banana d’água: 87 calorias Banana maçã: 100 calorias Banana nanica: 87 calorias Banana ouro: 125 calorias Banana prata: 89 calorias Postado por: Felipe Pinheiro

veja também