Dieta dos pontos emagrece duas vezes mais do que as convencionais

Dieta dos pontos emagrece duas vezes mais do que as convencionais

Atualizado: Segunda-feira, 26 Setembro de 2011 as 9:29

O programa de emagrecimento chamandodieta dos pontos gera resultados até duas vezes mais eficazes em pessoas com sobrepeso e obesidade quando comparado aos métodos de emagrecimento convencionais, diz um estudo feito por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e publicado na revista científica The Lancet. No estudo, os chamados "programas convencionais" correspondiam aos tratamentos básicos para a obesidade oferecidos por profissionais de saúde.

O estudo da comparou duas estratégias visando o emagrecimento em 772 pessoas com obesidade da Inglaterra. Ao final de um ano, a perda de peso do grupo que fez a dieta dos pontos - de 5,06 kg - foi cerca de duas vezes maior do que a observada entre o grupo que teve acompanhamento ambulatorial - de 2,25 kg. Além disso, as pessoas que utilizaram o programa de pontos tiveram mais chances de perder mais que 5% do seu peso inicial, quando comparadas àquelas gerenciadas no ambulatório de cuidados primários.  

 Segundo o estudo, o poder do programa de pontos está em fazer uma verdadeira e duradoura reeducação alimentar, que possa ser absorvida em sua totalidade e mantida por toda a vida. Além disso, a liberdade dada ao paciente em poder escolher quais alimentos poderá comer durante o dia e a troca de experiência com outros participantes do programa também ajudam a manter uma alimentação bastante saudável.

Nesse programa, há pontos para todos os tipos de comida. Além disso, alguns tipos de atividades físicas podem se tornar pontos, o que auxilia o paciente a criar um banco de pontos reserva.

Dieta dos pontos

Para tirar mais proveito da dieta dos pontos, é preciso tomar alguns cuidados. "O segredo está em fazer os cálculos antes das refeições e se programar para elas", afirma a nutricionista doDieta e Saúde, Roberta Stella.

Planejando as refeições com alimentos menos pontuados, é possível comer mais. Isso significa que, no Dieta e Saúde, a regra número um é acabar com a relação entre fome e perda de peso. Em vez de ficar sem comer, você aprende a escolher bem o que vai mastigar. "Isso aumenta a saciedade, retardando a sensação de fome. Além disso, uma maior variedade de nutrientes é oferecida, ajudando, também, a saúde", defende Roberta Stella.

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