Dieta para engordar

Dieta para engordar

Atualizado: Segunda-feira, 12 Setembro de 2011 as 9:18

O que devo comer para engordar? Parece inacreditável, mas há quem busque orientações e dietas para ganhar uns quilinhos. Se você quer ganhar peso de maneira saudável, siga as dicas.

Faça seis ou sete refeições ao dia com alimentos calóricos e saudáveis. Comendo alimentos mais calóricos do que os de costume e ingerindo mais calorias do que gasta, você conseguirá ganhar peso.

O ideal para engordar é que você faça uma dieta hipercalórica, mas que também forneça os nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), vitaminas e sais minerais necessários ao bom funcionamento do organismo.

Para isso é necessário saber escolher os alimentos certos e fazer três grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) e lanches nos intervalos entre uma refeição e outra (lanche da manhã, da tarde e antes de dormir). Se você quer engordar, saiba quais alimentos comer.

Leite e iogurte integrais enriquecidos com cereais, aveia, farinha láctea (de milho ou arroz), suplementos em pó, achocolatados, frutas com mel e gérmen de trigo.

Pães: francês, croissant, italiano, de leite, do tipo bisnaguinha ou os tradicionais de forma; com manteiga ou requeijão. Bolachas de água e sal, com gergelim, de maisena, de chocolate, entre outros.

Inclua diariamente no almoço e/ou jantar alimentos com elevado teor de proteínas, como carnes, feijão, lentilha, grão de bico e ervilha, e alimentos com alto teor de amido, como batata, arroz e mandioca.

Como acompanhamento das carnes, coma purê, creme de espinafre ou de milho e vegetais refogados com manteiga.

Tempere a salada do almoço e do jantar com azeite ou com molho com limão, azeite, mostarda e mel; acrescente croutons, ovo cozido, gergelim preto, semente de linhaça triturada ou semente de girassol, manga ou abacate picado, uvas passas e batata palha.

Aumente a quantidade de calorias das sopas com leite integral, queijo ralado, requeijão e croutons.

Sobremesas: frutas com chantilly, creme, tortas ou sorvete de frutas.

Nos lanches entre as refeições tome vitaminas de leite integral, suco de laranja ou água de coco e coma frutas, sanduíches, mix de castanhas, amêndoas, nozes e frutas secas, abacate batido com açúcar, banana amassada com farinha láctea ou aveia e biscoitos doces ou de polvilho.

Durante a dieta para engordar:

- Não consuma alimentos diet e light;

- Evite beliscar antes das refeições principais;

- Diminua a quantidade de saladas e aumente a de alimentos quentes;

- Faça musculação ou pilates.

veja também