Dieta pode ajudar a prevenir doença de Alzheimer

Dieta pode ajudar a prevenir doença de Alzheimer

Atualizado: Terça-feira, 13 Abril de 2010 as 12

Uma alimentação rica em azeite de oliva, castanhas, carne branca e algumas frutas, verduras e legumes pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer, segundo estudo publicado esta semana na revista Archives of Neurology. Baseados na análise dos padrões alimentares de 2,1 mil pessoas com mais de 65 anos, os pesquisadores concluíram que aqueles que consumiam maior quantidade de nutrientes específicos bons para a saúde cerebral poderiam reduzir em até 40% seus riscos de desenvolver a doença neurodegenerativa.

Os resultados indicaram que os padrões alimentares associados a um menor risco incluíram menores quantidades de laticínios ricos em gordura, carne vermelha e manteiga; e maiores quantidades de azeite, nozes, peixes, aves, tomates, frutas, vegetais crucíferos - como couve flor e brócolis -, e vegetais de folhas verdes e escuras.

Segundo os autores, a combinação de nutrientes nessa dieta pode prevenir a doença de várias formas. "Por exemplo, vitamina B12 e folato são vitaminas relacionadas à homocisteína, e podem ter um impacto sobre a doença de Alzheimer via sua capacidade de reduzir os níveis de homocisteína circulante; a vitamina E pode prevenir o Alzheimer via seu forte efeito antioxidante; e os ácidos graxos podem estar relacionados à demência e à função cognitiva através da aterosclerose, trombose, ou inflamação - via um efeito no desenvolvimento cerebral e no funcionamento da membrana ou via acúmulo de amiloide-beta", disse o cientista Yian Gu, da Universidade de Columbia, EUA.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também