Dieta rica em gordura pode aumentar risco de câncer de mama

Dieta rica em gordura pode aumentar risco de câncer de mama

Atualizado: Segunda-feira, 6 Setembro de 2010 as 1:25

Alimentação saudável na adolescência não colabora apenas com a balança. De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, dos Estados Unidos, uma dieta rica em gordura durante a puberdade pode aumentar o risco de câncer de mama anos depois, mesmo que a garota não se transforme em uma adulta com sobrepeso ou obesa.

A professora de fisiologia Sandra Haslam disse ao site Science Daily que os estudos preliminares em animais indicam que as refeições com altas taxas de gordura levam à fabricação de produtos inflamatórios na glândula mamária, que podem promover o surgimento do câncer. E como a puberdade é um período de intenso desenvolvimento e divisão celular, as alterações inflamatórias tendem a ter efeitos duradouros.

A equipe de cientistas fará outros experimentos. Os planos são analisar dois modelos de câncer de mama em ratos e os efeitos de dietas ricas em gordura durante a puberdade, além de testar intervenções anti-inflamatórias projetadas para superar os efeitos negativos do consumo de gordura.

fonte: Terra

Postado por: Juliana Melo

veja também