Diferenças entre a gripe comum e a influenza A (H1N1)

Diferenças entre a gripe comum e a influenza A (H1N1)

Atualizado: Quinta-feira, 23 Julho de 2009 as 12

De acordo com o infectologista Moises Chencinski, o motivo de tanta divulgação da gripe H1N1, se dá pela novidade e não pela gravidade. "A H1N1 é bem parecida com a gripe que já conhecemos, mas por ser considerado um novo tipo de vírus a divulgação tomou uma repercussão enorme, fator que acabou alarmando a população brasileira", explica.

O especialista também afirma que ficar de olhos nos sintomas, pode ajudar a detectar a influenza H1N1. "Mesmo apresentando sintomas parecidos, a gripe nova possuí características que diferenciam da gripe comum. A febre, sempre acima de 38°, moleza, falta de apetite e tosse. Coriza clara, garganta seca, náusea, vômito, diarreia e dores nas articulações e na cabeça são características fortes da nova gripe", diz o especialista.

Confira as diferenças:

Sintomas Gripe Comum Influenza A Febre Não chega a 39º Início súbito a 39º Dor de cabeça De menor intensidade Intensa Calafrios Esporádico Frequentes Cansaço Moderado Extremo Dor de garganta Acentuada Leve Tosse Menos intensa Seca e contínua Muco (catarro) Forte e com congestão nasal Poco comum Dores musculares Moderado Intenso Ardor nos olhos Leve Intenso Postado por: Felipe Pinheiro

veja também