Dificuldade de equilíbrio influencia medo de altura

Dificuldade de equilíbrio influencia medo de altura

Atualizado: Terça-feira, 25 Agosto de 2009 as 12

Uma pesquisa realizada pelo departamento de neurociência e comportamento do Instituto de Psicologia da USP constatou que uma das principais causas da acrofobia, medo de altura, é a dificuldade de equilíbrio. Foram testadas 70 pessoas, sendo que 31 delas sofriam de acrofobia. Todas foram colocadas em uma plataforma que balançava em velocidade média e a uma altura variada, enquanto jogavam vídeo game.

A experiência serviu para entender como os voluntários se equilibravam quando tinham a atenção voltada a outros fatores além do equilíbrio. O balanço da plataforma força o uso maior do sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio, porque faz com que a pessoa perca as informações da superfície onde pisa exigindo uma adaptação para que a função de equilíbrio não se altere. Já o jogo de vídeo game desestabiliza a atenção e a noção de tempo e de espaço.

Após estes testes, constatou-se que as pessoas que tinham medo de altura tendiam a alterar outras funções vitais, como a visão, para buscar o equilíbrio e que todas elas tinham uma postura errada, mantendo o corpo em posição curva quando tentavam se equilibrar.

Os pesquisadores afirmam que ainda são necessários outros estudos para se chegar a uma conclusão mais precisa sobre esta relação, contudo, acreditam que este seja o primeiro passo para entender melhor problemas como vertigem e outras fobias ligadas à altura.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também