Dilma lança hoje programa de assistência à gestante e ao bebê

Dilma lança hoje programa de assistência à gestante e ao bebê

Atualizado: Segunda-feira, 28 Março de 2011 as 10:35

A presidente Dilma Rousseff lança hoje em Belo Horizonte (MG) o programa Rede Cegonha, cujo objetivo é dar atendimento à mulher do início da gravidez até o segundo ano de vida do bebê.

Em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta, Dilma afirmou o Rede Cegonha irá funcionar como uma "corrente de cuidados especiais" a gestantes.

"Um país só pode ser medido pela atenção que dá a suas mães e a suas crianças. "Vamos agir bem cedo, porque o futuro de uma criança começa muito antes do seu nascimento, começa na qualidade da vida da mãe, nas condições da gravidez e nas condições do parto", declarou a presidente.

Segundo Dilma, R$ 9 bilhões serão investidos, até 2014, para o atendimento integral à gestante. O dinheiro será aplicado na construção de uma rede ligada ao SUS (Sistema Único de Saúde) e o trabalho será feito em parceria com os Estados e municípios do país.

"No momento em que uma mulher chegar a uma unidade de saúde informando que está grávida ou suspeitando de gravidez, ela entrará imediatamente em uma corrente de cuidados especiais. A gestação será confirmada ali mesmo, com um teste rápido, sem perda de tempo, para começar o pré-natal no primeiro contato com a gestante", afirmou Dilma.

veja também