MENU

Saúde

Doações de córneas aumentam no Amazonas

Doações de córneas aumentam no Amazonas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

Nos últimos quatro dias o Banco de Olhos do Amazonas recebeu a doação de 14 córneas, quantidade superior à média mensal captações do tecido. As córneas já estão preparadas para o transplante e devem ser distribuídas em no máximo três dias para pacientes que aguardam na Lista de Receptores do Estado, que estão sendo selecionados por ordem de prioridade e compatibilidade.

A diretora do Banco, Cristina Garrido, atribui o aumento das doações à campanha realizada pela Secretaria de Estado da Saúde no final do mês setembro, em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Órgãos, e ao apelo sentimental desencadeado pela doação dos órgãos da adolescente Eloá Cristina Pimentel

Segundo Cristina Garrido, o Banco de Olhos do Amazonas recebe em média 11 córneas por mês. As doações são feitas por familiares, normalmente abordados por equipes de psicólogos e assistentes sociais do próprio Banco e pelas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes que atuam nos principais hospitais e pronto-socorros e no Instituto Médico legal (IML). O trabalho de esclarecimento é considerado pela diretora a principal ferramenta para conquistar novas doações. Desde a criação do Banco, em 2004 foram recebidas 420 córneas e 310 pacientes saíram da fila de espera. "As doações aumentam à medida em que a população é esclarecida".

Cristina Garrido afirma que o Estado está preparado para realizar até cinco vezes mais transplantes. "Temos toda a estrutura para captar, avaliar e preservar as córneas e temos equipes altamente capacitadas para realizar os transplantes". Ela diz que a lista de pacientes que aguardam uma córnea tem atualmente mais de 300 inscritos entre adultos e crianças. "A lista é dinâmica, enquanto uns pacientes saem outros entram, mas trabalhamos para reduzir cada vez mais o número de pessoas em espera  e isso está diretamente ligado à quantidade de doações".  

Postado por: Claudia Moraes

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições