Doença de fumante mata quatro brasileiros por hora

Doença de fumante mata quatro brasileiros por hora

Atualizado: Quarta-feira, 18 Novembro de 2009 as 12

Você [que é fumante] sabe o que significa a DPOC? Comum no meio médico, mas pouco conhecida entre o público em geral, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é caracterizada pela manifestação conjunta da bronquite crônica e do enfisema pulmonar.

Este diagnóstico conjunto atinge aproximadamente 7 milhões de brasileiros, dentre eles, 90% de fumantes. E pior: mata 37 mil por ano no país, o equivalente a mais de quatro pessoas por hora, ou uma a cada 14 minutos.

A doença é a terceira causa de morte no país e não tem cura. Mas ela pode ser tratada com remédios, exercícios e, em casos mais deliciados, com uso de balões de oxigênio, que melhoram muito a qualidade de vida de quem a tem.

Segundo o pneumologista Oliver Nascimento, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), uma das maneiras de perceber se você tem a doença ou se está com o farol "amarelo" é ficar atento aos sintomas. "Tosse, aquele pigarrinho do fumante, catarro e falta de ar são grandes evidências", diz.

E ainda: se os sintomas chegam a limitar atividades básicas como trabalhar, caminhar, fazer tarefas domésticas ou mesmo conversar, está na hora de procurar um pneumologista.

Como forma de informar a população sobre a doença, o dia 18 de novembro foi instituído como o Dia Mundial de Combate à DPOC.

No Brasil, algumas cidades contarão com campanhas de conscientização e exames gratuitos para detectação da doença. No Rio de Janeiro (RJ), os exames acontecerão em São Gonçalo e Tijuca; no Paraná (PR), em Arapongas e Curitiba; além de Recife (PE) e Salvador (BA) que também farão campanhas.

veja também