MENU

Saúde

Doenças Ocupacionais Respiratórias em debate no Congresso da SPPT 2009

Doenças Ocupacionais Respiratórias em debate no Congresso da SPPT 2009

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:20

Causas e métodos de prevenção estão entre os destaques da programação científica

A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) promove o 13º Congresso Paulista de Pneumologia e Tisiologia, de 19 a 22 de novembro de 2009. Um dos intuitos é atualizar cientificamente os especialistas para uma assistência cada vez mais qualificada aos cidadãos. Entre os temas em discussão, estarão as doenças respiratórias ocupacionais, muito freqüentes e pouco valorizadas, adverte o dr. José Eduardo Delfini Cançado, Presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

Os problemas mais frequentes são a asma ocupacional, rinite alérgica, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), câncer de pulmão e doenças ocupacionais do pulmão (pneumoconioses), entre outras. Estas doenças das vias respiratórias são adquiridas em ambientes de trabalho devido à exposição ocupacional a agentes específicos, poluição do ar por gases ou partículas nocivas e, em muitos casos, por falta de medidas preventivas no ambiente.

"Para diminuir os riscos e também os danos de doenças já adquiridas, é importante que o paciente use equipamentos de proteção durante o expediente, como máscaras, além do controle em relação à exposição total do indivíduo a poeiras e produtos químicos ocupacionais, reduzindo, dessa maneira, o impacto de gases e partículas inaladas", avalia dra. Lilian S. Ballini Caetano, presidente da Comissão de Asma da SPPT.

Os males ocupacionais afetam o paciente de forma lenta ou aguda, trazendo limitações ao realizar atividades físicas e dificuldades para respirar. Para evitá-los, além de adotar medidas de prevenção, é fundamental a mudança no estilo de vida, como abandonar o tabagismo e praticar atividade física regular.

É importante, ainda, que os pacientes consultem regularmente um especialista e, em caso de confirmação de algum problema, que sigam corretamente suas recomendações para que não haja consequências mais sérias com o decorrer do tempo.

  Serviços:

13° Congresso Paulista de Pneumologia e Tisiologia

Data: de 19 a 22 de novembro de 2009

Local: Centro Fecomércio de Eventos

Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo - SP

Informações e reservas: (11) 3812-4845

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições