Dois terços dos adultos americanos estão acima do peso, aponta pesquisa

Dois terços dos adultos americanos estão acima do peso, aponta pesquisa

Atualizado: Quinta-feira, 2 Julho de 2009 as 12

As taxas de obesidade continuam crescendo nos Estados Unidos. Nenhum dos 50 estados americanos registrou redução da obesidade em um ano, e 23 deles reportaram que os adultos estão mais gordos agora do que estavam há um ano, segundo dados publicados esta semana pelas organizações Trust for America's Health e Robert Wood Johnson Foundation.

Os especialistas alertam que dois terços dos adultos americanos apresentam sobrepeso ou são obesos. Por isso, segundo eles, essa epidemia de obesidade poderia frustrar os esforços dos legisladores na reforma do sistema público de saúde dos EUA. "Nossos custos com saúde têm crescido juntamente com a circunferência de nossa cintura", destacou o pesquisador Jeff Levi.

Entre as crianças, os números da obesidade em relação ao ano anterior permanecem estáveis, porém em taxas alarmantes, com 30 estados registrando que mais 30% de suas crianças têm sobrepeso ou são obesas. E os especialistas lembram que crianças obesas são mais suscetíveis aos fatores de risco cardiovascular, como pressão alta, colesterol alto e diabetes, além de terem mais chances de sofrerem de asma.

Por isso, as organizações defendem uma estratégia nacional para combater a obesidade. "A epidemia de obesidade é um grande contribuinte para a explosão dos custos em saúde nos Estados Unidos. Como iremos competir com o resto do mundo se nossa economia e mão-de-obra estão em baixa por causa da saúde ruim?", ressaltaram os autores, acrescentando que muitos países, como o Brasil, estão enfrentando os mesmos problemas.

veja também