Dores causadas pelo inverno

Dores causadas pelo inverno

Atualizado: Quarta-feira, 4 Agosto de 2010 as 12:52

Uma das prováveis causas da maior sensibilidade à dor nos dias frios é que as baixas temperaturas provocam constrição vascular e prejudicam a circulação do sangue no corpo.

A necessidade de aquecimento da musculatura provoca uma contração que torna algumas partes do corpo doloridas. Nas articulações, o líqüido sinovial que fica mais espesso com o esfriamento do corpo , pode limitar os movimentos e gerar incômodos.

A manifestação dos sintomas da fibromialgia e dores similares, muitas vezes está associada a aspectos comportamentais e à depressão mas pode se agravar no inverno, já que o frio traz melancolia. O impacto da prática esportiva é muito positivo no inverno, sobretudo na terceira idade, pois favorece o equilíbrio físico e emocional.

No aspecto funcional, destaco o fortalecimento dos ossos; aumento da mobilidade e flexibilidade nas articulações, manutenção da postura e aumento da capacidade de coordenar melhor os movimentos.

No aspecto psicológico, cito o aumento da disposição, melhora da auto-estima e da sensação de bem estar. Esse conjunto de benefícios colabora para evitar as dores comuns no inverno.

O hábito de caminhar deve ser mantido em todas as estações do ano, no entanto, alguns cuidados devem ser tomados. É importante saber que a respiração se altera na caminhada no inverno, porque o ar gelado entra pelo nariz e se choca com a temperatura ambiente interna cerca de 36 graus do corpo.

Além disso, ficamos mais vulneráveis a lesões musculares, gripes e resfriados. Atenção redobrada ao alongamento, que deve ser feito, no mínimo, por 15 minutos.

No inverno, o sarcoplasma, líquido intramuscular que permite o deslizamento das fibras, engrossa. Além disso, não esqueça o agasalho e atenção com as extremidades do corpo.

Mãos, pés e cabeça precisam de estimulação extra já que não recebem o sangue tão quente. Faça movimentos contínuos para que fiquem aquecidos.

veja também