Dores musculares sem causa? Saiba sobre as miopatias

Dores musculares sem causa? Saiba sobre as miopatias

Atualizado: Segunda-feira, 22 Outubro de 2012 as 11:25

 

 

dor muscularSentir dores musculares sem fazer exercícios físicos pode ser seu organismo te avisando que algo está errado. Miopatia é uma doença que atinge pessoas de todas as idades, pesos e tamanhos. Os principais sintomas são sentir fraqueza nos músculos próximos ao tronco como ombros, pélvis e coxa.

Portadores de Miopatia sentem dificuldade em subir escadas, levantar da cadeira, pegar peso, realizar tarefas do dia a dia. Segundo especialistas, entre os sintomas de miopatias, também podemos destacar a intolerância ao exercício físico, atrofia e dores. “A miopatia é um grupo heterogêneo de doenças que podem ser herdada ou adquirida durante a vida. O paciente tem um caminhar típico, dificuldade em elevar os braços podendo em, alguns casos, perder massa muscular e apresentar dores intensas”, disse Leandro Teles, neurologista formado e especializado na USP.

Entenda os principais tipos de miopatia

Miopatias inflamatórias

Faz parte do grupo de miopatias adquiridas. Está relacionada à inflamação muscular e destruição das fibras. Várias condições podem levar a essa inflamação, tumores ocultos, doenças reumáticas e infecções.

 “A miopatia inflamatória é uma entidade extremamente importante, pois, além de ser a chave para identificar uma série de doenças ocultas, configura um grupo de doenças tratável efetivamente. O paciente apresenta, além da fraqueza, dores musculares, evidência laboratorial de destruição muscular e, eventualmente, lesões de pele”, ressalta o neurologista.

Distrofia muscular

Doença responsável pela mutação dos genes que são responsáveis pela produção de proteína no tecido muscular. Mais de 30 doenças fazem parte desse grupo.

Outras miopatias importantes

A lesão muscular pode ser causada por medicamentos como: corticóides, anti-arritmias e remédios para redução do colesterol. Pode também ser causada por disfunções no funcionamento inadequado da glândula tireóide ou mesmo doenças críticas.

Caso queira saber mais sobre sintomas, doenças e tratamentos, entre no site: WWW.leandroteles.com

 

veja também