Dores no joelho?

Dores no joelho?

Atualizado: Segunda-feira, 23 Junho de 2008 as 12

Várias são as causas de dores nos joelhos sem origem traumática. As mais comuns são a artrose, as tendinites e a condromalácea. Esta última também é chamada de dor anterior do joelho. Apesar de não ser tão conhecida, a incidência é alta, principalmente em pacientes jovens e do sexo feminino.

Segundo o ortopedista Marcello Ganem Serrão, a doença não é genética e, normalmente, é causada por instabilidade e mau alinhamento da articulação femuro patelar, o que ocasiona atrito entre a rótula e o fêmur. "O agravamento pode levar à artrose", alerta.

O médico explica também que há uma classificação, que vai de 1 a 4, de acordo com a gravidade da doença e esclarece o porquê de a maior incidência acontecer em mulheres entre 25 e 45 anos.

"Algumas teorias fazem relação com o fato de as mulheres terem a musculatura diferente da do homem. Muitas mulheres apresentam algum grau de valgismo (desvio de eixo do joelho para dentro), enquanto os homens apresentam joelhos varos (consiste na angulação externa do joelho)", explica.

Os sintomas começam com dores na face anterior do joelho. "Os pacientes queixam-se de dor e crepitação (barulho) ao flexioná-lo", afirma Dr. Marcello. O médico pede atenção quanto às atividades físicas. "Exercícios, desde que bem orientados, fazem parte do tratamento, mas quando inadequados podem agravar o problema", diz.

Normalmente, não é necessário cirurgia para o paciente ser curado, mas é necessário seguir corretamente as orientações médicas. "O paciente deve cumprir todo o protocolo de reabilitação, ou seja, fisioterapia, medicação e musculação", finaliza.

Postado por: Claudia Moraes

veja também