Dormindo tranqüila na gravidez

Dormindo tranqüila na gravidez

Atualizado: Quarta-feira, 30 Abril de 2008 as 12

Quando se está grávida, algumas dúvidas e dificuldades costumam aparecer. Como ter um sono tranqüilo e como amenizar dores e desconfortos são alguns dos problemas muitas vezes enfrentados.

Segundo a chefe do Setor de Fisioterapia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj), especialista na área gestacional, Adalgisa Ieda Maiworm, o mais importante é fazer o pré-natal com um ginecologista-obstetra. "Assim, caso ocorram mudanças significativas no período, o médico estará acompanhando e orientará para evitar complicações", salienta.

Para se ter um sono tranqüilo, a fisioteraupeuta, que é mestre em Ciências da Saúde, aconselha colocar entre as pernas um pequeno travesseiro, mantendo os joelhos um pouco afastados. "Também é recomendável ao final da gestação um pequeno apoio sob a barriga", indica.

Adalgisa ressalta que dormir bem é importante para o bebê e para a futura mamãe. "Uma boa qualidade de sono ajuda numa boa formação dos órgãos do feto e, para que isso ocorra, a futura mamãe deve dormir em ambiente tranqüilo", explica.

Se durante a noite o bebê estiver se mexendo muito, é aconselhável buscar uma posição mais confortável. "Em geral, deitar-se de lado dará grande alívio. Isto poderá sofrer variação de pessoa para pessoa", adianta.

Os inchaços também costumam incomodar muito a mulher nesse período. Adalgisa recomenda alguns exercícios que mobilizem a panturrilha, permitindo assim um maior bombeamento do fluxo de retorno sangüíneo. "Um dos exercícios mais comuns é levantar e abaixar os calcanhares, permitindo-se ficar na ponta dos pés. A postura recomendada neste momento é manter-se de pé, mas também está indicado dobrar e esticar os pés na posição deitada, mantendo as pernas apoiadas em almofadas, repetindo por mais ou menos dez minutos. Sempre que possível durante o dia, é preciso descansar deitada com as pernas elevadas, por 20 ou 30 minutos", orienta.

Já as dores de coluna podem ser aliviadas com alongamentos, postura adequada e fortalecimento muscular. "Os exercícios tentam estabilizar ao máximo as articulações que sofrem grandes mudanças com o crescimento do bebê. A técnica de RPG (Reprogramação Postural Global) e Pilates também estão indicados", diz a fisioterapeuta.

Algumas dicas para ter um sono mais tranqüilo:

Diminua a quantidade de cafeína:

Os produtos como café, refrigerantes e chás são estimulantes e podem prejudicar a sono. Evite ingerir já no final da tarde. Não ingira muito líquido durante a noite:

A gestante deve ingerir muito líquido, mas durante a noite fará com que o sono seja interrompido diversas vezes para ir ao banheiro. Não coma demais:

Faça refeições leves, principalmente à noite. Estabeleça uma rotina:

Tenha horários para dormir. Conforme a noite for chegando, diminua seu ritmo. Um banho morno antes de dormir também ajuda. Durma de lado:

Uma maneira confortável de dormir para a gestante e para o bebê é de lado, com um travesseiro entre as pernas.  

Postado por: Claudia Moraes

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