Dormir bem ajuda a prevenir o diabetes.

Dormir bem ajuda a prevenir o diabetes.

Atualizado: Quarta-feira, 11 Maio de 2011 as 10:13

Pesquisas provam que dormir bem reduz em até 3 vezes o risco de ter diabetes! Por isso, vale seguir algumas dicas para ter uma boa noite de sono. Confira quatro delas e descubra ainda se a apneia tem atrapalhado o seu descanso.

Capriche no café da manhã Por quê?

Quem toma um bom café da manhã emagrece quatro vezes mais do que quem segue uma dieta pobre. E a perda de peso com saúde facilita a respiração noturna.

Como funciona?

A refeição matinal turbina a habilidade do corpo de transformar gordura em energia, além de controlar o apetite, prevenindo exageros à noite.

Compre o travesseiro antirronco Por quê?

O travesseiro antirronco corta 60% das crises de apneia.

Como funciona?

Ele é triangular e deixa a cabeça numa posição que ajuda a passagem de ar.

Bônus

A produção de glicose é controlada pela mesma proteína que regula o sono. Além disso, dormir mal atrapalha a ação da insulina, favorecendo o diabetes.

Tome cuidado com a cervejinha Por quê?  

Ingerir bebida alcoólica, analgésico ou relaxante muscular faltando menos de três horas para dormir ataca o sistema nervoso e estreita as vias aéreas.

Como funciona?

A redução do estímulo do sistema nervoso e a compressão das vias aéreas prejudicam a respiração, agravando os episódios de apneia.

Faça uma visita ao dentista Por quê?

Ele descobre se você precisa moldar uma placa de resina acrílica no formato da sua boca, ajudando a manter o maxilar inferior para a frente durante o sono.

Como funciona?

Puxar o maxilar inferior para a frente libera as vias respiratórias, acabando com roncos e outros problemas noturnos em 4 de cada 5 pessoas.

Você pode ter apneia quando... - Acorda de madrugada, aparentemente, sem razão.

- Se levanta com falta de ar.

- Ronca alto o suficiente para ser ouvida até mesmo de porta fechada.

- Luta com dores de cabeça matinais.

- Sente-se cansada ao acordar mesmo depois de ter tido uma noite inteira de sono &<47;tranquilo&<48;.  

veja também