Dormir pode ajudar a combater obesidade

Dormir pode ajudar a combater obesidade

Atualizado: Terça-feira, 1 Outubro de 2013 as 9:53

Muito se comenta que, poucas horas de sono, facilita para o ganho de peso. Pessoas que tendem a ter noites mal dormidas, tende a afetar os níveis dos hormônios da fome, provocando uma queda nos níveis de leptina, que regula o consumo de alimentos e sinaliza quando já comemos o bastante, e o aumento do nível de grelina, que estimula o apetite e produção de gordura. 

Pesquisas realizadas recentemente, mostram que comer menos e de forma mais saudável, além de se exercitar diariamente, tem pouco resultado na redução dos níveis de obesidade.

Nos últimos anos, as pessoas vêm dormindo menos ao passo que tem aumentado o número de obesos.

Atrevés de exames de ressonância magnética, cientistas mostraram que a falta de sono afeta áreas do cérebro responsáveis pela tomada de decisões complexas e a vontade de ter "recompensas", o que pode levar a escolha por alimentos calóricos e com alto teor de gordura.

As pesquisas indicam que essas variações hormonais elevam em 24% a sensação de fome, em 23% o apetite e em 33% a vontade consumir comidas calóricas e gordurosas.
 
Pessoas que tendem a dormir pouco,  ficam ávidas para beliscar entre as refeições, temperar demais os alimentos, comer menos legumes e verduras e mais junk food. 
 
Confira uma seleção de alimentos saudáveis que ajudam a ter bons sonhos.
 
BANANA: uma das melhores fontes do aminoácido triptofano, que ajuda a relaxar e ter um sono mais tranquilo. 
 
GRÃO DE BICO: fonte de magnésio, trabalha o relaxamento muscular e ajuda o corpo da deixar de lado as tensões do dia para se ter um bom sono
 
falta de sonoCOUVE: fonte de magnésio, trabalha o relaxamento muscular e ajuda o corpo da deixar de lado as tensões do dia para se ter um bom sono
 
LEITE: rico no aminoácido triptofano, que ajuda a relaxar e ter um sono mais tranquilo. O ideal é um copo 30 minutos antes de deitar
 
ALFACE: possui o aminoácido triptofano, que ajuda a relaxar e ter um sono mais tranquilo. Pode ser consumida na forma de chá ou até suco
 
IOGURTES: feitos com leite, que é rico no aminoácido triptofano, ajudam a relaxar e ter um sono mais tranquilo
 
SOJA: fonte de magnésio, trabalha o relaxamento muscular e ajuda o corpo da deixar de lado as tensões do dia para se ter um bom sono 
 
QUEIJOS: feitos com leite, que é rico no aminoácido triptofano, ajudam a relaxar e ter um sono mais tranquilo. Dê preferência para os magros, como o queijo branco
 
 
 
Com informações de: UOL
 
 

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