Dormir pouco aumenta o peso dos adolescentes

Dormir pouco aumenta o peso dos adolescentes

Atualizado: Segunda-feira, 24 Outubro de 2011 as 1:27

Adolescentes que dormem menos de oito horas por noite ganham mais peso. É o que afirma estudo apresentado no CHEST 2011, reunião anual de médicos do coração. Também foi encontrada relação entre garotos obesos nessa faixa de idade e pouco tempo de sono.

Médicos observaram 255 jovens, sendo 108 garotos e 147 meninas, e calcularam o IMC e a quantidade de horas que dormiam tanto durante a semana quanto no final de semana.

Nos garotos o resultado indicou que a média de sono durante a semana é de 6 horas e 32 minutos, enquanto no final de semana ela aumenta para 9 horas e 10 minutos.

Já as garotas tiveram uma média de 6 horas e 30 minutos durante a semana e 9 horas e 22 minutos no final de semana.

Foi relatado que garotos que dormiam menos de sete horas por noite tinham uma média de IMC 3,8% maior do que os que dormiam mais de sete horas.

De acordo com os pesquisadores, esse fato ocorre devido aos hormônios leptina e grelina que ajudam a controlar a sensação de fome e de saciedade. A grelina estimula o apetite enquanto a leptina manda sinais ao cérebro de que a pessoa já está saciada.

"Quando não se dorme direito o nível de leptina diminui, o que significa que a pessoa não se sente satisfeita após comer. Já os níveis de grelina aumenta, assim como o apetite da pessoa", explica Radha Rao, co-autora do estudo.

veja também