Dormir tarde envelhece mais rápido

Dormir tarde envelhece mais rápido

Atualizado: Quarta-feira, 9 Fevereiro de 2011 as 4:57

Não são só as olheiras que entregam a resistência a dormir um pouco mais cedo. A própria pele dá indicativos de que você anda dormindo horas a menos… “Quem dorme mal compromete os vasos sanguíneos periféricos, que irrigam a epiderme. Isso deixa a face menos rosada”, diz Dalva Poyares, do Instituto do Sono, da Unifesp. Está aí um dos motivos pelo qual se manter acordado no período noturno parece acrescentar anos de vida a nossa feição.

Mas não é só por fora que se envelhece. Em todos os órgãos, as células de quem insiste em postergar o momento de adormecer também ficam idosas rapidamente.

Uma das razões reside na melatonina, hormônio indutor da sonolência, que é secretado em grandes quantidades quando não estamos expostos à luz. “Essa substância é um poderosíssimo antioxidante, que combate os radicais livres como poucos”, fala Fernando Louzada, cronobiólogo da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Ou seja, se somos iluminados pela tela de um computador quando deveríamos estar no escuro, ela fica em falta no corpo. No final das contas, tudo isso favorece o envelhecimento celular precoce e até tumores.

veja também