MENU

Saúde

Drenagem linfática: Saiba mais sobre os benefícios da massagem

Drenagem linfática: Saiba mais sobre os benefícios da massagem

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

A drenagem, método de massagem desenvolvido para auxiliar no desenvolvimento do nosso sistema circulatório linfático, atualmente faz a cabeça das mulheres. Muito utilizada no tratamento de celulites, obesidade, gordura localizada, pernas pesadas e nos quadris, a drenagem pode ser empregada também no combate ao estresse e ao cansaço em geral.

É um método fisioterapêutico de massagem altamente especializado, feito com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático. Para isso, existem dois métodos, sendo um manual e outro por aparelho, chamado endermoterapia. Segundo Mônica Silva, fisioterapeuta do consultório médico "Dr. Henrique Siqueira - Cirurgia Plástica", a drenagem manual é mais eficiente: "Ela permite ao profissional sentir melhor os pontos onde têm mais líquidos retidos, além de ativar a circulação. No caso do aparelho, se não for bem utilizado, pode causar até mesmo flacidez".

Em casos pós-operatórios, a fisioterapeuta afirma que é necessário que drenagem seja manual, principalmente por permitir ao profissional conduzir melhor os inchaços da cirurgias. Para quem não conhece o método, a drenagem é aplicada em sessões, que dependem das indicações caso a caso. Os valores do procedimento também podem variar muito; por isso, é preciso estar atento à clínica em que irá realizar a drenagem e também ao profissional escolhido.

Além de ajudar a reduzir medidas, Mônica explica que a drenagem tem como objetivo trazer vários benefícios, como redução de edemas linfáticos, inchaços pós-operatórios, celulite, retenção hídrica e acne. Ao mesmo tempo, proporciona a regeneração e a defesa dos tecidos, aumentando a diurese e a eliminação de toxinas, desenvolvendo o equilíbrio do organismo. A fisioterapeuta ressalta ainda que não há contra-indicação para o procedimento, porém, caso o paciente esteja com alguma inflamação ou doente no dia, é aconselhável o cancelamento da sessão.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições