Droga vendida como "sais de banho" mata jovem na Inglaterra

Droga vendida como "sais de banho" mata jovem na Inglaterra

Atualizado: Quarta-feira, 18 Agosto de 2010 as 8:48

Uma nova droga vendida no Reino Unido como "sais de banho relaxantes" está assustando médicos do país. De acordo com a imprensa local, dezenas de pessoas foram hospitalizadas nas últimas semanas após usarem a substância, que causa agitação, euforia e alucinações visuais e auditivas.

O jornal Daily Mail diz que um jovem de 24 anos morreu após pular de uma rocha enquanto estava sob o efeito da droga, conhecida como ivory wave (algo como "onda do marfim", em inglês)

De acordo North Cumbria University Hospitals NHS Trust, que administra hospitais no norte da Inglaterra, nos casos mais graves os pacientes tiveram de ser levados para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e tiveram seus corações monitorados por até 12 horas. Foram necessários quatro profissionais para controlar uma jovem que tomou a droga.

Kate Willmer, cardiologista do hospital West Cumberland, diz em comunicado que os pacientes chegam ao hospital com o coração batendo em um ritmo muito acelerado e que pode levar de dois a três dias até que a agitação passe.

- As pessoas vêm ao hospital em um estado extremamente agitado, com estado de paranoia aguda. Se você dá algo para ajudá-los, eles acham que você está tentando prejudicá-los. Por isso, tivemos de neutralizar dois ou três pacientes para poder fazer o tratamento.

A polícia já emitiu um alerta sobre a substância. John Ashton, diretor de saúde pública do condado de Cumbria, diz que "usar drogas de qualquer tipo, legais ou não, é um risco".

- As pessoas não sabem o que estão tomando, que ingredientes químicos essas drogas têm ou que efeitos podem ser sentidos. Os componentes e a força de cada substância também podem variam de lugar para lugar.

veja também