DVDs são alternativa para quem prefere malhar em casa

DVDs são alternativa para quem prefere malhar em casa

Atualizado: Segunda-feira, 11 Maio de 2009 as 12

Com certeza, uma aula de ginástica ou dança bem orientada, com um professor ao seu lado, pronto para tirar dúvidas, corrigir sua postura ou alterar o treino conforme a sua evolução é insubstituível. Mas se a correria toma boa parte do seu tempo, que tal aproveitar as poucas horas vagas para malhar no aconchego do seu lar, com a ajuda de um personal trainer via DVD?

A grande vantagem deste método é que, além da comodidade, eles contam com a orientação de profissionais renomados. E se você acha que a malhação em casa pode ser monótona, engana-se. Há DVDs para todos os gostos e com certeza você vai encontrar uma atividade com a qual tenha afinidade.

Vale destacar, que há uma tendência para as modalidades que exploram o bem-estar, ou seja, aulas que trabalham o corpo e a mente. Mas antes de escolher o seu DVD, vestir o modelito fitness, amarrar o cabelo e apertar o play do seu aparelho, saiba que é preciso ter alguns cuidados.

O primeiro deles é estar livre de qualquer restrição médica, principalmente se tiver problemas cardíacos ou ortopédicos. Nestes casos, é preciso conversar com o médico. Se puder, uma ótima dica é adquirir um monitor cardíaco. Com ele, a atividade fica mais eficiente e segura, pois avisa se você está trabalhando no ritmo adequado para seu peso e idade.

Mais cuidados? Um bom aquecimento, com exercícios de alongamento antes de iniciar a atividade propriamente dita, é regra básica. Não dá para fugir! Então vamos lá, encaixe o quadril, contraia o abdome e deixe sempre os joelhos levemente flexionados e paralelos com as pontas dos pés. E o mais importante: respeite seus limites. Tomadas estas precauções, aí sim você pode partir para os exercícios. Boa sessão!

veja também