Efeitos adversos do leite

Efeitos adversos do leite

Atualizado: Terça-feira, 1 Julho de 2008 as 12

O leite é um dos alimentos mais consumidos pelos seres humanos. O que muitos não sabem, é que a maioria tem intolerância à lactose (estimativa de 50 % de incidência na população) e que isso pode trazer diversos malefícios à saúde.

Ao contrário do leite materno, o leite de vaca (que é benéfico para os bezerros) não é digerido da forma adequada pelo organismo humano, além disso, o homem  é o único mamífero a substituir o leite materno e trocá-lo pelo de vaca após o período de amamentação.

Alergias, constipação intestinal, dificuldade de emagrecer, diabetes 1, são alguns dos malefícios que o leite de vaca pode trazer ao organismo. Até mesmo os ossos podem ser prejudicados, pois além do cálcio, o magnésio presente no leite, também é importante para a sua fortificação, e o alto consumo de um desses nutrientes, leva a deficiência do outro. E já que o nível de magnésio no leite é dez vezes menor que o de cálcio, não há efeito positivo nenhum para a fortificação óssea.

Além do que, quem tem intolerância à lactose, não absorve o cálcio presente no leite. Pesquisas indicam populações idosas que consumiram leite toda a vida com osteoporose. 

SCI - Soluções em Comunicação Integrada

Postado por: Claudia Moraes

veja também