MENU

Saúde

Efeitos colaterais podem ocorrer ao misturar remédios e grapefruit.

Mistura de remédios e grapefruit, podem causar efeitos colaterais

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:07

Pesquisadores relataram que há 20 anos,  que a mistura de grapefruit com medicamentos, podem surgir efeitos colaterais. Recentimente, pesquisadores do Lawson Health Research Institute, em Londres, trazem agora um dado importantíssimo e alarmante: subiu para 85 o número de remédios afetados de alguma forma por essa fruta.

efeitos colaterais com medicamentos e grapefruit"Só entre 2008 e 2012, passaram de 17 para 43 aqueles com grande potencial de interagir com o grapefruit", diz David Bailey, farmacologista clínico e um dos autores do estudo. "Isso significa seis interações a mais por ano, resultado da inclusão de novas fórmulas químicas na composição dos fármacos", explica. O pior é que muitos deles são de uso frequente e essenciais para o tratamento de diversas doenças.

Segundo a pesquisa, são três as frutas capazes de causar estragos quando se está tomando algum remédio: a toranja, o pomelo e a laranja-azeda. "Todas elas contêm a furanocumarina e interagem igualmente com os medicamentos", diz, categórico, David Bailey. Porém, são diferentes no que se refere às características físicas, ao sabor e aos nutrientes.

Pessoas que fazem uso dessas frutas cítricas, não precisam abandonar o consumo, mas é fundamental se aconselhar com seu médico ao usar alguma medicação. Seja in natura, suco, sorvete ou qualquer outro alimento em que o ingrediente esteja presente, os efeitos negativos podem dar as caras.

Com informações de: M de Mulher

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições